Quero - 1939
1 . BOLETIM DA e. S. PAULO, PRIMEIRO HEROE DA ACÇÃO CATÓLICA \ CÇÃO Católica!- Mais uma novidade da ..._-\ irrequieta moci<lade modernn, resmunga– -se. Novidade? Quanto á forma, á in istencia da suprema autorid::iue eclesiástica ern chamar os leigos a participar das obras apostólicns, seja. ivlas quanto ao fundo, á pratiC'.1, ela foi trazida pelo próprio Jesus Cristo que disse: "Eu vim trazer um fogo à terra e não desejo senão que ele se acenda." Aquele fogo que, no dia de Pen– tecostes, desceu do céu, ena tôda a sua pleni– tude, invadindo a Igreja nascente e inflamando os coracões dos Apóstolos. Está certo, dirá outro, desconfiado, o fogo conquistador do apostolado foi manda d o aos Apóstolos e seus sucessores. Que se estenda ao laicato masculino, concedo, mas às mulheres! Tambem elas tomarão parte na batalha que se está ferindo?! Sossegue o puritano e lembre-se êle que todo o fogo sagrado que desceu do céu no dia do nascimento da Igreja se condensou no coração de Maria Santíssima, a Mefürneira de tôdas as graças, e daí se comunicou aos outros. Que •·apóstolas" devem-se ter tornado as santas Mnrta e Madelena, a dedicada e a fer– vorosa! Ve,·dade é que o zêlo conquistador do após– tolo é uma paixão eminentemente viril, mas por isso mesmo tão apta a ennobrecer e enal– tecer a personalidade feminina. A virago (o que tantas mulheres modernas procuram ser) é uma nota muito fá Isa na harmonia da nossa vida humana, mas a "mulher forte" das Escrituras é o seu mais belo adôrno. Não hnverá, pois, nada de mais em propor a tôd1s as mulheres que sentem em si algo do: caritas Christi urget nos, o exemplo do ar– Jentc: S. Paulo, cuja palavra a Timóteo: "Tra– balha como um bom soldado de Jesus Cristo" ( 2 Tim. 2 3 ) é dirigida a quantas se cansam 11:1s fileiras da Acção Católica. I rAS f.LECT!O,\'IS Palavra importante com que Deus dissipou tôJos as dúvidas de Ananias, em se tratando de admitir o jovem Saulu: "Vai, porque êste é um instru11ento escolhido por mim (vas elec– tionis) para levar o meu nome deante das gentes e do:. rei:s e do filhos de Israel. Porque eu lhe mostrarei quantas cnisas deve sofrer pelo meu nome. ( Ac•. Ap. 9 1 • ) . Não ha dúvida que o apóstolo Paülo era um "vas electionis". Poucas pessoas ha na história humana em que o mistério da predestinação pela graça se tenha mostrado tão poderoso. A sua pessoa, a sun missão, os destinos d::i sua vida, tudo nele é marcado ao cunho duma predestinação parti– cular de Deus. Foi-lhe confiada imensa tarefa, 1 eva d a a i.:nbo com extraordinar;a habilidade. Como após– tolo de Cristo, "Doutor das gentes", "Ministro da Igreja". ''Pregador do Evangelho", tinha por vocação especial preparar o caminho à boa nova cristã. Para êste fim era preciso o desenvolvi– mento e a libertação da nova Religião. O Cristo não fez sinão lançar a semente que precisava crescer. O mundo ouviu as pala– vras do Senhor, não suspeitava, porém, os te– zouros de sabedoria nelas contido~. Carecia-se dum espírito de sólida cultura teológica. A Di– \ ina Providencia associou aos iletrados pesca– dores da Galilea o discípulo ilustrado de Ga– lllaliel. Certos ascetas parecem duvidar da utili– dade <la sciencia para a difusão do reino de Cristo. É facto . porém, que o mais erudito e s .í b i o dos apóstolos teve a mais durndora in– tluencia sôbre a form:.icão de tôda a nossa re- ligião. " Dotado de espírito agudo e de grande en– vergadura, o escriba convertido seria capaz de abraçar os nossos dogmas, compara-los com as ideologias mais profundas de outras religiões, JeHni-los com exactidão, Hxa-los em fórmulas ,1dequadas, exgotar-lhes tudo o signiHcndo e .1brir-lhes caminho para u vida prática. Com inconfundivel mestria desempe– nhou-se dessa tarefa o ex-zelador da lei. Foi com aquela sua universalidade semprê activa, com aquela ndmiravel perspicacidade que pene– trou, como ninguem após ele, nas camadas da nova sabedoria, e que trouxe à luz abundancia de pensamentos e problemas profund0s, perfeita mente enunciados e solucionados. Todos os sé– culos após êle trabalhavam e trabalham ainda para classificar e polir as joias que êle desen– tt:rrou e eqgasta-las, em Jogar proprio, no cdif1- i.: io doutrinal da cristandade. Não se trutou, porém, só de desenvolver a nova religião; era igualmente neçe~sário puri– tica-la de muita escória . Trazida por Cristo, a
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