Quero - 1939

.. . • 22 LEITURAS MJSSIONÂRIAS J. F. C. B. BELÉM PARÁ .... ►+◄ 11111111 TODOS APÓSTOLÔS!· ( Continuação ) Os infiéis chamam-se politeístas se ado– ram mais de um deus. Sob êste aspecto, os Hebreus e Maometanos não são politeístas, mas monoteístas , porque admitem um só Deus . Po– rém também são denominados infiéis, segundo o sig nificad o mais comum que se dá a esta palavra. Dadas estas explicações, façamos um breve resumo das principais religi ões dos in– fiéi s, nomeadas no parágrafo antecedente. 1-0s Hebreus.-A religião hebraica é a mais antiga do mundo, e, até à vinda de Jesus Cristo, era a única religi ão verdadeira, pois que todos os povos da terra tinham caído na ido– latria . Os Hebreus de hoje, chamados também Israelitas, não acreditam que o Messias tenha vindo mas ainda esperam por êle; e, pela sua obstinação e cegueira, depois do deiddio, foram amaldiçoados por Deus, e andam agora dis– persos por todo o mundo. Segundo as mais re– centes estatísticas, êles são actualmente cerca de 16 milhões, J 1 dos quais vivem na Europa. Em Portugal há mil, pouco mais ou men os. 2-Os Maometanos.-Esta r e li gião é ch~~ad:1./slamismo ( da pa1avra Jslam , que si– gn1f1~a abandono completo em Deus), Muçul– manismo e também Maometismo d e Maomé, seu invent~r e propag;indista. e;te nasceu no ano de 57tl, em Meca (Arábia) e morreu em Medina, ein 632. ' . . O Isramismo .é um misto de crenças ju– d~icas e cristãs, com a lgumas práticas supersti– ~osas dasA religiões idólatras dos nrabes e dos A~rsa~. Toda a essência da religião con tid a no co~ao - o livro santo dos Mi1çulmanos - f.ons;ste em poucos dogmas e em algumas prá– p~!J d~ culto. O Alcorão ensina que todos são tatm!s t'°ados por Deus, e que cada um vai fa– a alm~ ~ ~o encontro do próprio destino; qu_e segundo imortal , e que, depois desta vida, vai, a sorte dos seu_s mérites, gozar no paraíso tôda f e prazeres sensuais ou sofrer no in- erno o tormento d f ' . o ogo e da fome. As pnn- Pe. Guilherme MENCAGLIA 1111! cipais disposições rituais são: obrigação de rezar cinco vezes por dia , em horas determi– nadas, com a face voltada para Meca ; obriga– ção de jejuar todo o mês de ramadam, de dar esmolas e de fazer uma peregrinação a Meca ao menos uma vez na vida. · ' Est~ ~eli~ião, imposta com a espada e com a v10!enc1a, propagou-se ràpidamente na Ásia e na Africa, e mais tarde nalgumas regiões da Europa; teve grande sucesso graças às fa– cilidades e larguezas da sua moral, que dá am– pla liberdade aos piores instintos. · Dos 260 rriithões de Maometanos dois têrços ~stão na Asia, incl_ui~do Java , um quarto na África; na Europa ha cerca de 10 milhões e na América e n~ O~eania vivem alguns mi~ lhares. Por ra:ões 1~tr_111 ~ecas à sua religião, os muçu!m~n~s sao os 1111m1gos mais encarniçados do cnst1an1smo, e os ma is difíceis de convert er. . __ 3 - //z~uísmo ou Bramanismo._ É esta a r~l1g1ao particularmente professada pelos ln– d1anos,de qdue s: res ume numa mistura de cren– ç~~ e e outnnas tomadas de diversas reli– g10~s, elaboradas no correr dos séculos e . _ dl d . . . ,e 1z1 as a um umco sistema religioso. Os livros sagrados chamad~s Veda, remontam ao 15.º sé– culo ante_s de Cnsto e contêm a revelação, a qual admite um ser supremo, a imortalidade da a lma, _e tem_ por_dogma fundamental a me– temps1cose, isto e, a transmigração da alma de um corpo para outro. . . A mitologia_in~iana moderna admite três (d1v111dades pnnc1pa1s (a Trimurti)· Bram ~eus criador), Vishnu ( deus conser~ador) ª~ S,~a ( deus destruídor ). Segundo outros e~s Tnmurti não é senão o ser supremo, re ;esen~ tado sob os tres aspectos de criador, ge con– se rvad o r e de destruídor. f . Os Indianos adoram , além disso uma in- mi~ade de deuse_s inferiores, repr~sentados ~uitas vezes por figuras fantásticas e horren– teas, e tê1!1 práticas muito supersticiosas. Os b ':1Plos sao chamados pagodes e os sacerdotes ramanes · ( Continua)

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0