Quero - 1939

18 J. F. C. B. BE LÉM -~ÃRÁ LEITURAS MISSIONÁRIAS / ~◄ ..... 1111111111 TODOS APÓSTOLOS! ( CON TINUA ÇÃO) 2.º - Um bilião de infleis /-Acabada esta viagem através . . . do mapa, fechemos o atlas e pensemos um bocadinho. Somente a E~ro_pa e a América são na quá si to talidade cristas, embora não católicas na maioria. Também a Aus trália (só o continente) é quás i quatro quin tos cristã. Mas â Europa. a Améric:1 e a Austrália tomadas em conjunto dão apenas do is quin tos da população total da Terra. As outras duas partes do mundo, que represen– tam, portanto, os outros três quint0s· da huma– ni dade, salvas pequeníssimas quanti~a~es ~orno ac a bámos de ver es tão fo ra do cnsttamsmo. Para nos entendermos melhor, eis num qu adro todos os habi tantes da terra divididos segundo a religião que professam: P op ulação total da terra (nú- 0000 meros redondos). . . .... . .. . 2.056.00 • Cristãos ca tólicos. . . 380.0000.00 " evangéli cos . 220.000.000 " orientais. .. . 150.000.000 Total dos cristãos. . 750.000.000 Israelitas (hebreus) 16.000.000 Maometanos. . . . . . . 260.000.000 8udistas, Confucio- nistas, taoistas e sintoístas. . . . . . . 630.000.000 lnduístas. . . . . . . . . 280.000.000 Idólatras . . . . 120.000.000 T. uos não cristãos 1.306.000.000 Por êste quadro vemos que, de~r-~n te dos 750 milhões de cristãos, estão_um b11tao e . ~~~ milhões de não cristãos. Mais de um .b1 h_a de homens que não conhecem o verd_adeiro Deus e aos quais ainda não foi anunciado 0 Evangelho de Jesus Cristo! "Quanta~ at~as s~ perdem ainda! Quantas para as quais fo_1 de r ramado em vão o Sangue do Redentor! Ha i:nul– tidões enormes de povos ... que esperam a1~~a a palavra da salvação!" (Pio XI na Hom1lta do Pentecostes de t 922) De. Guilherme MENCA.GLIA. 11111 Diante desta v1sao que arrancava pala– vra s tão angustiadas ao Vigário de Jesus Cristo, devemos sentirmo-nos profundamente como– vidos com a tão grande infelicidade dos nos sos irmãos estrànhos ao rei no de Deus e sentirmo– .:nos impelidos a ir em seu auxíl io, coo pe rando o mais e melhor que pudermos na obra divina do ARos tolado que a Igreja está desenvolvendo para os tornar filh os de Deus. " Podemos por– ven tura mos trar ao nosso próx imo uma cari– dade maior e mais arden te, do que procu ra r tirá-los das trevas da superstição e instruí-los na ve rd adeira Fé de Cris to? (P io XI na En– cíclica Rerum Eclésiae) II- O s infleis e as suas religiões. Duas palavras para explicação. - Com– preendemos sob o nome de infieis todos os homens não baptizados, isto é, que não pro– fessam a religião cris tã, não conhecem Jesus Cristo, e nunca tiveram conhecimen to do Evan– gelho, ou que, tendo-o tido em tempos remotos, esqueceram-no por completo. Estes in fi eis co– nhecem-se também por outras denominações genéricas. como: pagãos, ídólatras, gentíos, f eiticistas, etc., palavras que se usam indife– rentemente. Todavia , para sermos exátos, explica rei 0 signi fica do particu lar destas palavras, se– gundo a sua eti mo logia . Como nome de pagãos. ou de gentíos fo ram chamados ant igamente os povos que não con_heciam_o verdadeiro Deu s. Idó latra s são, mais parti cularmente, aqueles qu e adoram os ído los, ist~ ~. figuras e sím– bolos considerados como d1vmdades. Em sen– tido lato, são idólatra s todos aquêles que ado– ram coisas sensíveis, como por exemplo , os astros, os elementos, os homens, as está tu as, etc. Feiticistas são aquêles qu e ado ram os fei– tiços, is to é, os animais, as plantas, as pedras, etc. O feit icismo não é porta nto senão uma fo rma de idolatria mais grossei ra , próp ria do povos primitivos, mais ru des _e bárbaros . O têrmo pagão , tomado no sentido lato, com- preende idólatra e feit icis ta. (Continua)

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