Quero - 1939

prodigalizado cuidados quasi maternais, teve a consol ação de colher uma cenoura. Só ficaram as ceb19las ele que os gafanhotos não gostaram. "As lagartas devoraram os dois campos de ce– vada, isto quere dizer: acabou-se a sôpa , aca– bou-se o café por um ano inteiro. Porque a cevada era sôpa e café, sem açucar, está claro. O açucar é ainda artigo de luxo no Norte. É a essa sôpa que se refere o Padre superior da Providencia, nesta pequc:;na nota: - "Não há mais peixe sêco e não se pode, pescar mais que para urna refeição por di a. É preciso viver de sôpa ". * * A grande provação foi em 1881. A-pesar das reticeflcias, das explicações optimistas, das esperanças sempre habilidosamente incluidas nos relatórios exigidos pela obed1encia, as Irmãs de Montréal vieram a saber a verd ade. E brus– camente, chegou a ordem de fechar o convento. Desolação! As Irmãs choravam, os selvagens e até os protestantes exprimiam uma tristeza sin– cera . Por isso, que alívio quando as Irmãs per– deram o único transporte que poderia conduzi– las a Montréal, porque este passou cedo demais. Tiveram de ficar mais um ano. Mas como arranj ar os meios pa ra sustentar freiras e órfãos?! Urn dia , chegou urna carta de Mon– tréal; a Madre tremia e não ousava abri-la. - Abri, minha irmã, disse o padre, as nótícias são boas, estou certo, rezámos tanto! - E as nótícias foram boas. O Pe. Dueto oferecia urna soma recebida de sua famíli a, o Pe. Lecorre iria angari ar esmol as na França ; as Irmãs fica– vam no Mackenzie e os recursos chegariam em breve. O sacrifício de Isac foi suficiente para Deus. A vitima foi poupada; viveu e a geração foi abençoada . As Irrnãs continuariam a sofrer, mas a ubra definitivamente "marcada" expa ndiu-se. M;, is ta rde, Q govêrno do Car-i adá veio em seu auxílio, o Bispo conseguiu novos recursos e hoje o Vigá rio Ap~stólico de Ma– chenzie oferece às suas religiosas e às crean ças o pão -- pão de trigo - quotidiano. O convento, termin ado em 1899, é grand€ e confortavel. E as Irmãs co ntinu am a despreza r, pel.1 salvação das almas, comod idades, doçuras, praze res, am– bicionando un icamen t e a ho n r a de serem sempre as mi ssionárias dos pobres. As fostas do jubil eu da Proviiencia fora m 15 Jr F. C. B. BELEM - PARÁ celebradas em 1917 com toda a porn_pa. Com– pareceu urna delegação de tôdas as províncias do Mackenzie. O Te-Deum foi cantado na ca– pela do convento, de harmoniosas proporções, enriquecida por um sumptuoso altar de már– more, oferecido pelos benfeitores do <::anadá. Cumprimentos, cânticos, representações pelas creanças, tudo demonstrnu o reconhecimento dos habitantes daquela região pelas abnegadas Irmãs Grises e pelos Oblatos M. I. Ü LAGO DE ATHABASKA Encontravam-se as Irmãs agora na região do lago Athabaska. E' a Madre Stubinger, Visi– tadora, que nos dá esta descrição: Esta região é de montanhas rochosas. O convento, situado no alto dum rochedo, parece um ninho de aguia. Quando aqui chegámos não encontrámos cultura, mas as Irmãs prepararam logo um pe– dacinho de terra, com batatas e cevada. Esta instalação r.as escarpas do lago Athabaska, aliás uma das mais poéticas, recebeu o nome de Na– tividade. Esta missão inaugurada em 1847 foi a primeira e é ainda hoje a mais consideravel da região ártica. Além dos indígena$, vivem ali muitos mestiços. O estabeledmento de um pastor protes– tante, que chegou com dois professores, foi o motivo imediato da instalação das Irmãs Grises que não viam outro modo de impedir o desas– tre senão fundando uma escola católica. Esta resolução foi tomada tão repentinamente que não houve tempo de consultar :., casa matriz. A superiora da casa da Providencia tomou a responsabilidade, enviando duas irmãs. Já ins– taladas e tendo começado as primeiras aulas, chegou a carta tão temida : atendendo às in– conveniencias do lugar, a Superiora geral orde– nava o regresso das Irmãs. Lágrimas e tris– teza .. . Uma única esperança se prendia à ida do Padre Grouard a Montréal; êle dis~era : Nem que seja preciso pôr-me de joelhos, só voltarei com a aprovação. E pouco tempo de– pois, ns Irmãs entoavam o hino de acção de graças: tres auxiliares vinham colaborar na missão e Oi indiozinhos a quem elas tinham ensinado o mistério do presépio não voltariam para a vida selvagem. Para que não faltasse a esta mi ssão o cunho de santidade das outras, sofreram as Irmãs na regi ão do Athabaska a aridez do solo, a falta da caça e do peix e, e os in l'e rnos interminaveis !

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