Pará Ilustrado - 1943

sem tamborim, sem violão, sem Samba! / Essa palavra Ião nossa, Ião brasileira. infelizm('.nle 11inda Ira,; á lembronça dos csnobs. visões de negros e cachaçndas. No enlanto, o samba, a musica ·genuinamenle nacional. vive, ho;e. outro clima mais saudavel. mais ameno. com sua reputação garantida enlre as mais alias ca– madas sociai;1. graças. em grande parle . aos esforços de Carmen Miranda e o Bando da Lua, nos cnighls-clubs, da Norte America, e de Radamés Gnalali. na PRE-8. Sociedade Radio Nacional. E' bem verdade que o samba leve a sua propaganda algo mal feila por es.su Ires ex– poentes da radiofonia brasileira, que resolveram adapta-lo ás exigencias de un;i •grand- . monde. que se poderia dizer, quasi. an!i-nacionalisla. Sim, anli-nacionalisla. pois quem não aceita o que de mais seu possue . !ai qual realmente é, ccbrindo-o de novas roupagens. noulros assvnlos mais imporlanles que o samba não será para duvidar nem surpreender que assim proceda, lambem. foi isso que fizeram com o samba. Despiram-lhe a camisa riscada lã.o sua com que ele descia do morro, para aperta-lo no rigorismo de uma casaca de aluguel e assim atira-lo oortas a dentro dos salões granfinos. Enquanto isso .' a conga chegou a ser coqueluche na alia roda . E ha genle que não se conforma com o reperlorio de uma orque~lra ,de baile. si. afastando a musica popular bra– sileira. não aparecem os acordes chorosos e noslalgicos de um foxe ou de um tango, ,ou o descompasso diabolico de um suingue. Pouco a pouco. porem. o samba vai entrando. embora. assim · desvirtuado. Sem cuica, p,rndeiro . quasi , até , que já não é mais samba . Mas, vai. X X X A rumba é admirada pelo seu compl'lsso original. marcado por instrumentos mais originais ainda . E não ha nenhuma observação c·ontraria á peneiração de !a is inslrumenlos e da propria musica. Muito pelo contrario , ela e eles são receb~os sempre com exclamações de inc onlido enlu.~iasrno. Carmen Miranda e o Bando da Lua aproveitando a popularidade da musica de Cuba na America, deram ao nosso sam– ba o cunho •rumbarero, que permitiu menos embaraçosamen!e -sua enln:1da nos salões nova-iorquinos, pela facilidade de execução. Era a casaca aluga da . .. E que casaca . . . Diferençando a nossa musica da de Cuba, corri as marcações quasi identicas adotadas, ficou apenas o nome. a letra e a melodia . . . X X X Radamé~ Gnalali. na mais polente estação lra,mnissora do Brasil. está mostrando ao mundo um samba diferente. um samba granfino, com orquest rações maravilhosas, si bem que com mais ,patriotismo que Carmen e os Miranda Boys. Não ha duvida que fica , assim, apresentavel a qualquer meio , já pelo sabor da harmonia, pelo seu ritmo diferente, ou, talvez. se o quizerem, até pela propria o rquestração. Outra casaca. embora uma casaca mais fina, mais eleganle. , . · Não d:via ser assim , entrelanto. Se o samba !em cuica , por que substitui-la pela harpa? E por que trocar o pandeiro 1 1 - ? 1 pe o saxolone Apresentemos o samba !ai como ele é. De pé no chão. bebendo o parali ardente da inspiração que a lua dá ao sambis. la , sem casaca , sem csmoking• . sem cdiner-jaket • . PULO DO MACACO e .Cara do Fuehrer• são duas produções de Isaura Garcia a garota que vem se nolabili– sando. lQ-4 --104-3 Noticiario a vareio NILTON. JAIME. NANDINHO. PI– RILO E VÊVÊ campeões cariocas de futebol pelo CR flamengo, gravaram pela primeira vez, na RCA Vi!or, duas ' <;omposições que consliluiram exlraordi– nariõ~ucesso. Traia-se dos sambas •Vou bolar no fogo• de autoria de Nassara e J. Balista e .Coisas do Destino• de Wilson Balisla . O primeiro foi solado por Jaime e Nillon, e o segundo, por Nandinho, Pi– rilo e Vévé nosso conlerraneo. XXX ✓ SILVIO CALDAS um dos maiores car– tazes radiofonicos do Brasil. poss~idor de uma legião inconlavel de fans., gravou o samba .Por causa dela• .que alcançou gran– de sucesso -na temporada carnavalesi:a, MARILU' a ex-loura-sensação, deixou ainda corr:o recordação aos seus fans, duas produções gr·avadas na Vilar. •Ga– Jinha Verde, marcha. e .Procurando alguem, samba . PARA' ILUSTRADO .A voz do morro, creadora de .Car– mililo, · e outros sucessos mais , como .Caramba• . e .A festa, é boa• . -19-

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