Ephemeris, v.1, n.1, agosto de 1916. 115 p.
Gonceifo da .10iofo_gia A VIDA-A MORTE A Biologia f, h scicncia da vida e dos seres vivos. As leis que regem t', vida nos seres organizados, ou leis vitaes, constituem seu objecto: d 'ond", pn·a dcü,rminar-lhe o verdadeiro conceito, a neces– siqade de aualysar, do comcf_;o, a idéa fundamental de vida. Antes de Bidrnt, a idéa de vida estava immersa em pura abstracção methaphif,il:a. Elle proprio, depois de haver percebido que uma co1w0pçüo a rm;pr~íto só podia ser fundada na visão geral dos phenom<'nos privativos elos seres organizados, soffreu sem o sa– ber a influcnria da i.:utig~•. philosuphia e defeniu-a como uma lucta entre, digo, entre a natureza morta e a natureza viva. A irracionalidade ele tal entendimento consiste sobretudo em supprimir um dos dois elementos cujo concurso é necessario á idéa geral ele vida. F.ssa idéa s1,ppõc, com effeito, não só a cxistencia de um ser organizado, de modo a comportar o estado vital, mas tambem a presença de um certo C'.,mjpncto de influencias exteriores proprias á sua realizaçifo. A harmonia entre o ser vivo e o meio correspon– dente caracteriza a cornliç.ão fundamental da vida; emquanto que, conforme a snpposiÇ;ão de Bichat, tudo o que rodeia os corpos vivos tenderia a destrnil-os. Se, como cuid~ o sábio, tudo quanto circunda os corpos vivos tendesse realmente a anniqui.lal-os, sua existencia seria por isso mes– mo inintelligivel,-pois de onde poderiam elles obter a fôrça neces– saria pa-ra- Guperar, por momentos embora, um tal obstaculo? Na verdade, a vida de cada organismo deixa de ser possível logo que a constituição de seu meio ambiente venha a soffrer, sob um aspecto qualquer, mui grandes perturbações: e nesse caso a acção exterior se torna, effcctivamente, destructiva. Mas, encerrada nos limites de variação conveniente. 0 J,abitualmente conservadora. · Certos philosophos, principalmente na Allemanha, têm gene– ralizado com excesso a noção abstracta da vida, tornando sua com– prehensão exactamente equivalente á da actividade espontanea. Como todos os corpos naturaes são activos, em graus diversos e sé• gundo modos differentcs, tornava-se difficil ligar ao nome de vidà
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