Boletim Agro - Cooperativo. 1954

• BOLETIM AGRO-COOPERATIVO -13- :pois assim poderemos obter mara.-ilhosa safra agrícola, porque as terras e o clima do Pará, são excelentes para a agricultura. Outro .tm– J)ortante pontp é o não aumento de imposto J)ara não· aumentar o ·custo ·da produção, pois assim poderemos fazer vantajosamente con– •correncia aos· mercados do mundo. Mencionamos dois pontos importantes: pri– :meiro, higiene; segundo, a vida garantida dos ~colonos para o completo desenvolvimento da ,agricultura, isto é, da borracha, do cacau, do arroz e do algodão, tornando-se, então, o Pará, .o primeiro Estado do Brasil. Eis aí a visão des– Jumbrante de um digno cidadão japonês, que -procurou, através de sua ação de trabalho e .honestidade, elevar o nome do Pará. Durante o t empo que operou -entre nós, a ·Companhia Nipônica, o nosso porto · foi visi– tado, entre outros, pelos vapores da Osaka ·shosen Kaisha: "La Plata Marú", "Santos ·.Marú", "Moitevideu Marú", "Manila Marú" e ·"Seia Marú", ·e pelos modernos e luxuosos transoceânicos "Rio de Janeiro M~rú" e '~e– nós Aires Marú", todos consignados à Booth -.& Cia. O "AMERICA MARú" O intercâmbio do Japão Cürr'. a Amazônia, ·.em consequência da primeira grande guerra mundial, cessou em fins de 1941 sendo o último navio cargueiro que aqui esteve, o 'Seia Marú", :a 31 de janeiro de 1941. Antes, em 26 de ou– t ubro de 1940, visitou-nos pela- última vez o garboso e luxuoso transélceânico "Buenos Ai– :res Marú". Reiniciando esse utilissimo intercâmbio, re– c ebemos a visita do moderno "Arnériea lVIa– rú", que, construido em 19fi0, foi remodelado 4:!m 1953, com capacidade para 12 passageiros d.e primeira classe e 522 de terceira. Nesta viagem conduziu 329 pa,,:::?,geiros, dos •,quais 29 famílias, ou sejam 182 pessoas des– tinadas à CÓlonia Agrícola de Tomé-1\.çú e o :restante destinados a São Paulo. Comandou-o o capitão de longo curso Yasui -chi Mori. O "América Marú", que recebeu ·prático em ::Salinopolis, antecedeu sua chP.g-ada f;,o nosso porto, pois fundeou no ancoradouro de Val– ·<le-Cães, às 8 horas, sendo aí desembaraçado pelas autoridades. portuárias. Log•J que recebeu Jivre prática deu desembarque aoa imigrantes, ~ue transferidos de bordo para o navio-motor ''Coral", foram então, daí para Tomé-Açú. CARACTE:B,ISTICAS o "América Marú", que regista 8 .'343 tone– ladas brutas, e é movido por motores Diesel d~ 5.600. HP, mede 144 metros e 30 centime- -tros de comprimento, por 18m40 de largura e llm80 de pontal. · O "América Marú", ao contrário do que es– perava a Agência, não atracou, daqui seguin– do para o Rio, Santos, Montevideu e Buenos - Aires. ISENÇÕES SôBRE O LEITE À Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, foi apresentado o seguinte: Projeto de lei n. 1.541, de 1953 Dispõe sôbre isenção de imposto. Art. l.º - Ficàm isentas do pagamen– to do imposto de vendas e consignações as vendas de leite, efetuadas por criado– res, estabuladores, cooperativas, usinas de pasteurização ou entreposto que pro– vare~ haver efetuado a venda com o desconto da importância relativa ao im– posto que gravava a operação. Art. 2. 0 - Logo após a publicação des,.. ta lei, a Secretaria do Trabalho, Indús– tria e Comércio solicitará ao órgão con– trolador de preços que fixe novo preço de venda do leite ao c0nsumidor, dedu– zindo _ a importância relativa ao imposto que deixou de ser pago. Art. 3. 0 - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Justificação O objetivo do presente projeto é pro– piciar a baixa do preço de venda do lei• te, produto básico da alimentação do po vo. A isenção pura e simples do pagamen to do imposto não atingiria o objetivo vi• sado, por isto que, via de regra, os bene ficiados por isenção de impostos conti– nuam a vender pelo mesmo preço ou, às vezes, até por mais. Daí a cautela toma– da pelo projeto de só conceder o benefí– cio aos que provarem haver deduzido do preço de venda a importância do impos– to. Tratando-se de produto tabelado, a me– dida é perfeitamente possível, pois o ór– gão controlador de preços fixará novo preço de venda ao consumidor, deduzin– do ?, importância do imposto não pago~ Sala das Sessões, em 22 de dezembrf' de 1953. - (a) Rogé Ferreira.

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