Boletim oficial de instruçao de JUL a SET de 1907

380 D.OLETIM recicla orientação de chefe consciente, permitti agradeça tão consoladora felicidade. · Procurando sempre, com esforço, melhor cumprir o meu dever, é com vehemente interesse que busco desempenhar as obrigações ele meu ca.rgo, medindo e julgando, com criterio e irreductivel justiça, as rnultiplas i:esponsabilida.cles, que o revestem. É sempre com enthusiasmo e desvanecimento, que vos falo ela lnstrucção Publica. Professor prima.Tio, incumbido de inspeccionar o ensino popular, observo, dia. a dia, com inti– ma satisfação, o a.perfeiçoamento, a proficuidade dessa grnu– cliosa obra, que é, talvez, a ma.is brilhante característica ele ' nosw s,Lbio govemo actua.J. Os grupos escolares na Capital, ou clissemi11ados pelo interior do Estado, têm sido a soluç-ào formal desse t.:-LO magno p roblema elo publico serviço: é, hoje, felizmente, uma realidade o ensino primario no Pará. F echaram-se as escolas ,isoladas de nenhum proveito, de nulla utilidade, para a.brirem-se estabelecimentos impor– tantes, onde, sob uma direcção criterios::i. e sensata., o profes– sorado consciente de seus deveres e clerlicado ao tra.ba ,lho mais por sentimenlo ele arr.or á profissão, que por interesse á remunera.ção ela Fazenda, procligalisa á mocielacle, parcellas a parcellas, tudo que ele melhor encerra o seu coração, o seu espírito, a sua intelligencia., Não é pretenção minha falar-vos, alJm do que ja vos tenho dito, sobre as vantagens incontestaveis e o vasto pro– gresso que hão tido os grupos escolares. No emtanto, permitti a franqu eza em dizer-vos que a inda não estamos no que de– seja o Governo e no que devemos ficar. Como toda obra re– cente, são ainda os grupos escolares susceptiveis de correcção. Muita vez, a má interpretação á lei, a falta ele criterio e cliscernimento no modo de dirigfr, a, carencia de pratica ele serviço escolar e ainda a pre.;;umpção incomprehendida ela su-– perioridade hierarchica levam a lguns clirectores á pratica ele actos irrefleetidos que, implantando a discorclia e clesharmonia nos estabelecimentos que chefiam, convertem-se em ba,rreiras levantadas ao progr~sso elo ensino, suffocanclo, cless'arte, a bôa vontade ele seus dirigidos e fomentando alta somma. ele difficuldacles para aquelles a quem manda a lei que os fi scalisem. O progresso e credito ele um grnpo escolar, posso affir-

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