Boletim oficial de instruçao de JUL a SET de 1907

396 BOLETI!II Co nvencido cada Yez mais estou da utilida de dos grupos escola res que eu considero a chave grandiosa e sabia da perfeição e ctiffusão do ensino, urna vez que contemos com o primordial elemento ele todo o complicado mechanismo elo ensü10-o professor . O agrupamento das escolas isoladas tem incontesta vel– mente provado a va ntagem que ha n os grnpos escolares. Existe uma gra nde differença no que s~ passava, hon– t em, nas escolas isoladas e o que se passa hoje, nos grupos escolares. Ali , o professor em sua casa, nem sempre o trabalho era precedido pela devida a ttenção; mais promptamente a t– t endia os deveres do lar. Esquecia o seu sacerclocio e o en– sino a mercê do t empo para.lisava. Aqui , não. Ha o elemento granclioso de todas as nossas a cções-o estimulo. Ha a direcção, fiscalisação dia.ria, ha fi– nalmente harmonia entre clirector, professores e alumnos. O clirector perseverante, zeloso pelo estabelecimento que llle está entregue, propaga, aperfeiçoa, desenvolve, uniformisa e rnethodisa a proficuida de cio ensino. Certo, t em de r esistir a circumsta ncias e embaraços ine – vitaveis contra as quaes só a sua hôa vontade se oppõe, só a abnegação do officio faz subsistir e vencer. O mestre, compenetrado da elevada, missão que 1he foi confiada, querernlo sempre enaltecer o estabelecimento a que pertence, sen te-se bem em desenvolver as faculdades infantis e não vacilla em empregar o meio mais facil para que as suas lições sejam aproveitadas e os alumnos fi quem convencidos da exactidão da explicaçào e competencia de seu mestre. O alumno, em preclio cercado ele todos os confortos que lhe fazem bem ao cora,;ão, á alma, ao espirüo, estuda, sente prazer, e ele dia a dia vae-sJ-lhe desvendando t udo o que até então pa recia-llle incomprehensivel. * * * Cumpri tudo o que me determinaste. Procurei conhecer elas pessoas com quem tive occasuw de tratar o estado em que, nesse lugar, se achava o ensino,

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