A Semana 1922 - Julho v5 n 222

1les;::1;.·to. )lns o Pul'ílqué fnla\::1 pouco; uiuguem percebia as aliH:'(1- r;as que elle r esmunga \·a, m11nr1 <·aret:n irada ao pnr qne nem 1;;;– t':l\'ú . ligllll!lO. ** * Chegou n noit1! d e 28 d e jnnh,1. \'espera do snnto que foi n paix_iio insatis feitn da iindn Salomé, o 1 11• \:entor <los lmr>tis ndos, a Yicti111:1 tia pala \Til 1\um. rei, dndn 1111 e111· hri;::ue'l. tia mnsicn e d o vinho. l '.llssando no largo ele S. Rnymnn– tlo. , pn sme i. sahenelo que a festn ,lo J>re<"nrsor d e Uhristo p ed e1·1l> :1 :~rae;a in;::r n1111 <las f.og11e ir11 s e 1\ns sortes. trn nsfor11111111l o-se e m cn11:1 cio ,:ido ele jogar. l•,ntr ei no .r e-~in- 1'<> OJHl e cl11ns111·11111 os hi<:hOS. Pro· mettia-se a estréa ela "Pipira··• Xes. e in:<tanl'e ,;ahirH. depois . tle 11n1 s,:~"lc.•e~E!, <.:oloss:.il, .a " l'iac;oç:1 ''. Em 11111 n1s t :i qu_intal cercmlQ:. il· lnminn<l o ,1 I11'l. electrica. Ao; ar i ine. e:--tendiam-se fi\n s d e hn1\cos tosc:is . · Ao centro <i a pnrede fron · t·<>: rn í1 p 'al'éa, o palco- um est_ra– clo, metr n e me io admn d o so!o, 1·1J111 uma l'Scndinha [I esquerda• <is ]nga res quasi toclns oc_cn[lrtdos. <1.iestio1111\·a ->"e n11111 p on to.. -\p- prnximei-me a yêr. Ol'ientnrn'.11- H1e. Os e1·pL•-~ta •.lares 1le\'i11 lll sn h1 r. ( u !l:1,gnr no,·-:-, ingresso llnra n ~12• ; uucia ~e~s:io . ~in;:;-11eu1 se " ns~n· jpita\'11 ··. 1·111 ('icla•.liio esp11<\nfülu. !'hrtn~•II II tres ]lílll('ll(]!IS, lll:1SS:11'1ll1- cl1th;, ~ros!'-n n os ;::nc\anhos, herr:1- n1 ao •· r e;:p!'ita,·el ·· : . - P c,·o a tten<;iio ; quelll 1 1 11 ,V' r ('Spiar ·11 "Pipirn .. t em d e . se l'x.: pli,·ar com os ·11id,e.'c-' . " I'1fl~•·- 1 <::1 :, 11111:1 ,·.,isa: "l'ipira" (• ontr:i. l'or t•snN·ial fan>r. quem niio s,· ll':;111 ta·r. para niio tr r o int•<>lll· 1111:,l n. pí:,\e IIIP tlar o 1\inhPiro 1' fi<·nr nu :--Pn Jog-a r. 1~ d ilo o se1·111iio. nhrimlo n ilrx- 1 rn. ha 1·P11 N ,111 "" <1r1!0;: 1111111:1 11 111 - lhPrzinha. - \ ·nu11,:--, ~nttl"i11hH ... A :-:1111 inh:1 p11l1111 fllll' IIC'lll ('O· hra. • . - \·oci\ ,, h r"l:1. ;:;eu ('ni:-a. \ l'J:I j,í SP PII \'0\1 ni:<f:II . .flll'!I p e-::I ) l11/. ti il·ina qnP nii ,, ;:11io lll'lll li_ pa~1 · l'a" IIC'i t·i1H•<J t11st1-,Ps p'ra l '<'I' 1 n: do.,.. J,o;.:o p 'l·:1 (•illlH -.IP minL.. ,·o(•(' ('lllllllli;::o ,-;e ('!<ITl')la ... Foi O rns t ilho . 1 lP loc\:is º" l:I· dns gl'itu,·:nu. :1:--:-:obi:1n1~•~· - ~ ;i () p(idP '. F(,ra ! ;\ :IO pé,,],:~: :\'tio :--úe ! () 11 111111 cio " pfl l'qllP 11:io IPilllOII. Br•ti1·1111 o r·ohraclo r. ;;;nhill "" p:1 !- 1·0 lmtP11 p:1i111a,;. " falon: :_.<':1lm:1. ;:t>11h111·C':- . \'11!' rn tl::ir 11 [1:ISS:ll'ÍllhO da lill Lll<'l'E''.'ill :. \:1- 11111;: 1·i•1· o clpli11tP dH "l'ip1ra . - llt1rruh: 111 11ilo hl'!II '. t•;:trOII · clo11 a pl:11'<'•11 • 1-: entre p11 i111as. r s,·,11H·a racl2 ,:' po rtn. (!p;::J'ilull O l')IIIC'llll cl:1 [ 1- pi l':I .•• :\:t r1·1•lll l'. 11111 1111,\!'ljlll' 111:1 '.I r:1- 1>ilho, empimhando mnn Y!l~·n em cnj:1 pon ta lia-se, num dístico .:!e cartiíu que dois cotos d e stearina por trll'l. illu1iliniwn111, o · nome ,Jo cordão. A seguir um cnnegnd nr com o rnbeê:iio, e os musicos 110 qnintettn, preced endo mestr e Pn– mqné, d é cnlc.n br1111ca , fr11que de ,·ü1· intlefinidn , gravam encnrnnrla ú buhemio e chapén ,\e pa!ha 110- \' 0. Atrfls do mnestro n tia Lul're· ,:;11. toda pimpona e no trinq11:?. •·)[at iné'' COlll]lrido. ~le ('lllllhr,i!a hranc•n, recober to ele remias e fi. h1;::. s:1ia dr merinií JÍrPto 1id11111a s– c:i-:lo e nos p~s, sem meias, 11 cla::;– si(':l snn<lalin d e ,pe\.lo cnfé com le ite. :"io cogote um:~ fig.!I hem grcssiL e 110 1 es('or;o dois 011 tres c•1irr\ües de onro, clond·e pencliam anmlêl·os e penclurirnJ.hos d e t oal:t 11 surte e feitio. )<o caohello luzi– dio (]e p n11111da, uma tour:a d e il'l– g-a r rs. A tia Lu<"rec·in rPs,·l'n<lia que er:1 11111 re~alo; pruvanl n ~•l!t peric-i11 em fuzpr 11111ie:~ lll' cheir,1. Ao \ado <ln yelJ10t11. a Hitinh.:1. mimo,:a e tnfuln no sen ,·esticlo a,, setineta ain>, tu<lo l.>orclm lo df' 1111• hle111as rnhalisticos, corôa d!' 1:1· ta. .n1rinha na mão. sapatos ,!!" hi•c·o r f'l·:,rf'ido. p11 mlriro a ma r r lt• cio na cint11ra e niio sei que enis:1~ 111 ais i11\·e11tnd11s [HH' ";;eu .. Ale:1- i·nr. qne y;ra fada s n l;::ures e mar• ('li:1n1 11e1•tinho, querendo I)rese n– l'inr o exitn rlo s au tri1ba H10. o "dnntor" Hron<lizio 1lcix:11·n q1H~ n ,;-eu p;,qneleto )!in~a;:sp <lentro 1 lu– n1a cnsana enOr1ne, aiin~adn no hrlchior do Hrcl11cto, a;::11s11lhnwlo a rahe<:a 111111111 r·n1t ola 1·enern11da. tomad-0 por emprestimo n um '<co– cheiro da · Suntil · Casa: A's otltrns personngens cons tituinm, n os cos– tumes, umn snladn. estupend:Í.. Fid·nlgos ft Lniz XY, nrnrinhci– ros, in<lios, roreiros, pngés, capoei– rns, o dinbo. 11111 gury d e tlez Hn• nos tinha na cnhe<:n, presa n nmn nrmaçiio d e t'ollin, 1111111 n1iesinlia empnlh:ula :- ern• a- Pipira. Vinham ainda os con<luetores dns lnmpnri- 1111s c·J'lindrit-as tle qnatro bicos, e,:;. peta<las em mastros. qu<> ::;ervinm 1111 ]lílSSagem d e 1'11:lS l'Stllius. H,)– mens e mnlliercs tio bnirro <la nmas– sade ir:1, 1iart idnrios dn " Pi11irri .., formn,·:1111 a cmHln. d o g rnpo. A mus icn d is pO'l.•Se e m face ri ~ e.«trnclo. onrlf' lo~n ~uhin o pessoa 1 1!11 rep resentnçi\o. Tia Lncr er-ia e n Alencar ficaram em l.>aixo, pnr:1 soprn r n que fosse esq11e<·i1lo. :\ns linl!ns ln•ternes e no f11nclo d n pal– ro, espn-lhnrnm-se os nctorrs. A,, mein ficou o pirrnlhn (Ili<' " ha11;•,1- 1·a ·• o r,assnro. •· Seu •· Alr n ear n11i– to11 . O mnesrro tossi11. 1·11s1 i11, tir~111 o cha11é11, esfr1>~011 a hat11tn na ~•1• forinhn' C COlllllllll:d,)11: - Entra, n e~rnda ! · Hu111peu a " nwlo:\ia'' ."~Pn" Al,·11- r·:1 r esereYern : " 'X11 flores-ta. Os intlio~ r ntWnm o 1mssnrinho, clançamlo extrn\·a– ;::antes ao som da mn~ica ha I'har:1. .. Bem o disse; o ma estl'o con11pre hP11- cle11 nwlhor . A mns: ,·::i era 11111:1 har- A SEMANA, a mais aper– feiçoada officina graphica. Trav. 7de Reteinhro, aa ===>-<>-:J;=-============ 0 = ===== ,,Ge CJ3aiser de ['gndien ,, A ma filie adorée I Jurema Stlévenart La btlle indienne attend, seule au .bord du rapide; chevauchant les rochers, l'eau bondit et rugit; s ur elle rejaillit une auréole humide .. . Soudain de l'«inhambú ~, elle rerçoit le cri. .. Et Cutimbá parair, sautant de pierre en pierre, - - colosse de Rhode~ aux formes d 'Apollon, le g uerrier ennemi dont li\ dt:marche altiere a conquis «Jurema" : la vierge d u vallon. Et il ouvre s es hrns : avec des cris 9e j o ie, rn,1ieus e, elle y \iole celte innocente proie !. .. A.iicu freres, tribu! car l'amour, c'est s i beau ! Ce~ muscles rl':ii rain vont- ils écraser la colombe? .. He rcule r e,; d'Ornpha 1 e; il tremble et il s uccombe: le baiser de l'indien fut un sou pir d'oiseau. Juillet- 1()22. Dr, A. Stiévenart,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0