A Escola Revista Oficial de Ensino v.2, n.21, 1901
O que é o trato do paes com os filhinhos? Perenne suggestão ao cerebro credulo da creança. E conhecida a fa– cilide.,de com que ella recebe a idéas e lhes associa outras, realisando perfeitamente as suggestõe: na viela de todos o dias. Dahi se collige que o estado mental refiecte-se perfeita– mente s·obre o somatico, trazendo phenomenos correspondentes ás imagens que no intellecto se produzem. Assim, até o pro– prio amor se reduz a uma simples que tão suggestiva; a ima– gem do objecto ou en te amado cada dia mais se aviva e accentua no cerebro · do amante. Tambem, por is. o mesmo, é o tempo um podero o destruidor da paixão amoro~a, ainda a mais entranhaua; dá- e o facto do e ·quecimenlo, porque a · circumstanéias em que se pl'oduziu o sentimento não se re– petindo por motivo da di tancia por exemplo, não póde ter lagar a as ociação rnne:monica de "\Vundt, a qual colloca o apaixonado no conhecido estado emocional de quem está junto do ente queÍ'ido. A suggestã,o póde, por ou'tro lado, fazer ces ar uma paixão violenta, disciplinando-a. O hypno tismo, em virtude de s ua influencia na educação ordinaria, na eclucaç.ão penitenciaria, etc., póde concorrer para a diminuição da criminalidade, pela orthopedia moral. A influencia da suggestão estende-se á pediatria, á edu– cação mental das crianças vicio a , ou até degeneradas, na opinião judiciosa de BeriUon. As houra, e primícias na appli– cação da uggestão á pediatria cabem sem contestação a Liebe– ault, e datam de 1861. O primeiro traço scientifico, porém, da idéa vai um pouco mais longe e encontra..se em lJurand de Gros, (1) que dizia fornecer o braidismo a base de uma orthopedia intellectual e moral, nas easas de educação e nos estabelecimentos peniten– ciarias. Em 1887, Ladame fez obra acerca da applicação do hyp– notismo e da ·uggestão á pedagogia: e assim fallou o me tre de Genebrn : (2) «Geux qui sont responsables, ce, sont les egoistes, te,r:: sceptiques, le8 blasés e les pessinzistes qiii laissent tout faire, tout debruire, toitt périr, et qui non contents de iouer ce rôle passi,f, si fúnest dans la viesociale,cherchent en- ( I ) Ba,lliere.-Cours de Bra1disme. Paris, 1890. ( 2) Laclame.- L' hypnotisme et la pedagogie. Révue de l' hypa oti, me . 1887. -359.
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