A Escola Revista Oficial de Ensino v.2, n.21, 1901
Ohypnobi~mo em pediab~ia. e pedagogia Fa ire produire á chat1ue cerveau ce qu 'il est capable de protluire, fécoader e dévelop – per les aptitudes congénitales de chncun, adapler l'éducation de chacun á sa suggesLi• bilité spéciale, te! est le rôle el e la pédagvgie éclairée à la lumiêrc ele la p,ychologie ! Pelo que hei dito no correr deste modesto trnballlo, em mínima parte de lavra propria, mas em larga copiôt de au– torisado mestres, se tel'á logicamente observado rncuta lmen te. ainda que em silencio, que os domín io da hypnosc e ela sug– gestão são hoje por tal m0do dilatados e va ' to::::, a não dei– xar em sua directa influencia uma sequer ela · ftu 1cr~õc~ or– ganicas com que o nosse, espírito sóe relacionar- ·e. Quero dizer que, até os acto ' o mai: insignilica11tcs são praticados po r uma influe11cia p:ychica qualquer; muitas vezes por um habito, o que quer dizer uma ·ugges tã,o muito 1·eJ_.Je– lida. O somno de todas as noite: · ; o accordar pela manhã; o appetite á hora marcada; a imitação de al guemque fo.·se, bo– ceja, urina-são sugge:tõe ', sinão no acto, pelo 1m: 11 0 · ua a::-;– sociação de idéas. Uma creança que só dorme em detormiwtdn. ·atkira; uma que só tem alivio para o cúrte mínimo do Llcdo depoi: de ser a parte doente beijada; outra que só toma o leite cle-;te ou daquelle feitio e o regeita sempre que vern elle di1fo- rente . . .... o que são todas e tas pequenas com;as .·en:lo lrn- bitos, ugge tões repetidas que tizeraw permanece r na, memo- ,. ria dessa,-, pequenas vidas a imagem rsen orial que es tá. com,– tantemeute de alcateia a impre:;;:-;ão lliversa que u. vai locar?
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