Vade-mecum do estudante da lingua allemã ou pequena compilação das principaes regras de grammatica e resumo de demostracões praticas destinadas a facilitar ao estudante a consulta, recordação e emprego das mesmas regras: destinadas a facilitar ao estudante a consulta, recordação e emprego das mesmas regras
-11- 4. ·-idem 3.· { guter Vater• forma, não · gute MutterI sondo pracedi- gutes Kind cio de art. algum gute Knaben I } como no 3.· caso termina por er, e, es e e O VERBO O verbo antigamente era, pelos grammaticos, qna– füicado apenas de regular e irregular. Hoje, porém a maior parte dos autores de compendios admittem mais duas classes e dividem o verbo em: 1. 0 -verbos regulares ou irregulares conforme man– tiverem ou não, a vogal radical en todas as pessoas de um · mesmo tempo, exemplo : haben é regular porque todas as pessoas de 8eus tempos têm a 1esnw radical cmquanto que o verbo sein é irregular porque no pre- 8énte do indicativo: que principia com a radical i na segunda pcs~ort do plural muda para ei, fazendo seid: 2.o-verbos parisonantcs e disparisonantes confor– me conservarem, ou não, a mesma vogal radical em todos os seus tempos simples, exemplo: haben, habe 1 J1atte, gehabt, é parisonante e sein, bin; war, gewes-en, é dil'lparisÕnante-o primeiro é parisonante porquecm todos os tempos tem a radical a, o segundo é <lispari– sonante porque tendo a radical inicial ei muda no pre- . sente do indicativo pnra i, no imperfeito tem a e no particípio passado e. Basta mudar cm um nnic:> tempo para elle ser diisparisonante. , Sendo as demais regras, em geral, bem explicadas em compendi11s, terminaremos este opusculo dando cm seguida: l. 0 - 0 diagramma da declinação do substantivo, 2. 0 -a lista, em verso, das preprosições, casos que regem na: declinaçüo e seus significados, 3. 0 -finalmente a lista completa dos verbos dis– parisonantes, suas disparisonancias e significados.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0