Santarém Album comemorativo do centenário de Santarém 1848 - 1948 Jorge Franco de Almeida, Dr. Eymar da Cunha Franco, Santino Sirotheau Correa
ra, tudo mais está inteiramente entr egue à sua própr ia sorte, sem qualquer assistência técnica ou financeira, j á que essa tarefa é por demais árdua para o município que já dispende, em seu orçamento, de uma soma apreciavel para esse fim . Assim é que no corrente âno está orçada a verba de CrS 75 . 280,00 para os serviços de Fomento e que representa uma quota municipal para a execução do acôr– do de Fomento da Produção Vegetal entre o Estado e a União . A mesma falta de assistência à lavoura se faz sentir com referência à pecuária. O Govêrno Federal mantém em Santarém um posto de Defesa Sanitária Animal, porém a sua atuação no meio é pouca ou nenhuma, fazendo-se sentir a falta de uma as– sist ência rigorosa e eficiente, como seja a criação de pos– tos de monta, de assistência veterinária, de créditos para restauração das fazendas, abertura de campos nas terras fi rmes e manutenção de invernadas coletivas em determi– nadas zonas próprias a essa finalidade. E ' fóra de dúvida que, com medidas mais amplas de assistência à lavoura e à pecuária, Santarém muito em breve t ornar-se-ia um empório dos mais ricos do norte do país e sua economia adquiriria forçosamente outro sign:– ficado . MEIOS DE TRANSPORTE Bem longe estamos hoj e dos tempos em que as pri– mitivas náus impulsionadas à vela e à força de remos cons– t ituíam o enfadonho e único meio de transporte no grande no. Hoj e em dia Santarém está servido aprox imadamen– te por 20 empresas de navegação entre grandes e peque– nas. Trafegando pelo município temos desde o t r ansâtlan- tico do Loide Bras ileiro até os pequenos motores perten– centes a proprietários r esidentes no município e que se dedicam ao comércio de "regatão" em todos os r incões mun icipais. Neste âno contamos em Santarém com 15 motores de empresas sediadas nest a cidade e registadas no I. A. P. M. Além destes, temos inumer os "gaiolas", que fazem a linha entr e Belém e o Estado do Amazonas, Ter– ritór ios do Guaporé, Acre e Rio Branco e que têm como rota obrigatória o município de Santarém, através do qual mantêm constante permuta de mercadorias e produtos na– tivos. Além da navegação fluvial , é o município servido por duas empresas de navegação aérea: a Panair do Brasil S/A. e a Cruzeiro do Sul S/A. A primeira com aviões anfíbios, que escalam na séde municipal e ter restres, que escalam apenas em Belterra, e a segunda com aviões terrestres, es·· calando nesta última localidade. A Panair faz seis escalas semanais na cidade de San– tarém e quatro em Belterra e a Cruzeiro do Sul apenas com duas escalas semanais em Belterra, tendo, porém, aviões cargueiros, sem linha regular, entre Belém e Ma– náus e que constantemente estão trafegando entre as duas capitais , escalando em Belterra. Com o término da construção do aeródromo de Santa-– rém, é de se esperar um trânsito mais intenso de aviões por esta cidade, sendo possível que esta seja um ponto fa– vorito par a a escala dos aviões internacionais. VIAS DE COMUNICAÇÃO Santarém está em contacto diréto com todas as partes do Brasil e alguns países estrangeiros, graças à sua Agên– cia Postal Telegráfica. Funcionando em prédio próprio construido recente– mente e dispondo de moderna aparelhagem t elegráfica, es– te serviço presta à população santarena relevantes bene– fícios . Afim de melhor se compreender a importância desse setor o qual bem retrata o nosso intercâmbio postal com outros luga res, daremos dados r efer entes ao âno de 1947.
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