Programmas de ensino da escola normal dos 1º, 2º, 3º e 4º annos - 1905

I -8-,- :60.-Curvas usuaes. espiral. ovaL regular ou irregular. 21.-Curvas usu~cs, ellipse. 22.-Polygonos em geral: polygono5 rectilineos, curvi líneos, Astrellados, regulares ou irregulares. 23.-Polygonos iguaes, sirnilhantes ou equivalentes. 24.-Triangulos: triang1llos acutangnlos, rectangnlos ou obtu– sangnlos; ·triangulos equilateros, isQceles ou escalenos. 25.-Construir um triangulo sendo rlado : os lados ou dous lados e um anguh,. · 26.-Constrnir um triangulo, dados a base e dons angulos. 27.-Gonstruir um triangu lo <lados a base, a altura e um lado. 28.-Definiçrw e construcção dos quadrilateros : qÜadrado, rectangulo. losango. parallelograrnma, trapezios e qua– drilateros irregulares. 29.-Girculo, simi circulo, corôa circular. segmentos e secto– res circulares. ::10.-Definição dos solidas : polyedros regulares; tetraedro, hexaedro, oclaedro, .dodec::iec-1ro e icc,saedrn; polY.edros irregu lares; prisma, parallelipipedos e pyramide; corpos redondos : cylindro, cone e esphera. 2~ parte :-Applicação do desenho linear ao ornato. B!BLlOGRAPHIA : O professor, Pierre M. Blaise. Dr,senho linear _geometrico do professor da cadeira. Fr::mcez 1?-Phonetica franceza. Vogaes e consoantes; vogacs longas e breves; diphtongos e triphtongos. . . Grupos vocalicos. Sons nazaes. Excepções phoneticas. ::l~'."""":"Sul;istantivo. .Genero e numero. . ;1?-Adjectivo. Qualificativos e clntermjnativos. Genero e nu- mero 4?-Artigos, Definidos; indefinidos e partitivas. 5?-Pr,onomes. Pes-soaes, possessivos, demonstrativos, rela– tivos e indefinidos. 6?-Participios. Presente;, passado, cornposto. Gerundio. . 7~-Verbos.--ry-Substantivo e adjectivo. Trnnsitivos e intransi– tivos. Pron ominae:::. Defectivos. Unipessoaes. Paradigmas

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0