Programmas de ensino da escola normal dos 1º, 2º, 3º e 4º annos - 1905

-1- 15.-Xoções geraes sobre as figuras terminadas por superfi– cies curvas. l 6.-Xoções praticas sobre a avaliação das superfici.es das fi. guras consideradas 11..0 espaço. 17.-Xoções praticas sobre a av.:i.liação dos volumes. O lente cathedrati.co , Alfr,:,do 'Litns de Vasconcellos Chaves. BlBLIOGRAPHIA : Arithm.etiça de Aarão Reis. Geomei't·ia de Serrasqeiro. Desenho l ?-Preliminares : definição do desenho; instrumentos em– pregados. 2º-Dos pontos : p. de intersecção, p. de inflexão, p. de con– tacto e p. de tangencia. ;3?-Das linhas: cheias e de conslrucçã.o; redas, curvas e po– lygonaes, verlicaes e l10risonta~, inclinadas, perpendi– culares, parallelas e obliquas. -!?-Problemas relativos ás linhas. 5?-Diversos problemas relativos ás perpendtculares. 6?- " » ,, » parallelas. 7?-Definição dos angulos. 8?-Construcção e medição dos angulos. 9?-Divisão da recta cm partes iguaes ou proporcionaes. 10 - » dos arcos. 11.- i> <los angulos. :!. 2.-Definição da circumfercncia; circumferencias concen– trices, exccntricas, tangentes e secantes. 13.-Linhas que têm relação com a circumferencia: diametro, raio, arco, corda, fléxa, apothema, tangente e secante. 14.-Divisão da circumferencia em 2, 3, 4, 6, 8, 1:l ou 24 partes iguaes: 15.-Divisão da cirr,umterencia em 5, 10 ou 20. 16.--Procurar o centro de um arco dado. 17.-Traçar tàngentes interiores ou exteriores ás circumfo– rencias dadas. 18.-Concordar um arco com uma reda ou dois arcos entre si. 19.-Traçar um ar.co tangente a uma recta e a uma circurh– fereneia dadai.

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