Programmas de ensino da escola normal dos 1º, 2º, 3º e 4º annos - 1905

-23- . 2?-,--Os primeiros tempos. Conquista do Amazonas. Serviços rle Pedro Teixeira. 3~-Tnfluencia do Senado da Camara de Belém. Adminis– tração de Gomes Freire ct'Andrade. 4?-Os Jesuitas no Gram-Pará ; seus SE!rviços e vicissitudes. O padre .Antonio Vieira. . 5?-Instabilirlade legislativa sobre catechése dos indios. Seus effeitos no Pará. 6?-Tnrle 1 wndencia do Pará. do governo do :;\Iaranhão. F:=i– ctos mais imporlan.tcs al<~ a revolução portugueza flc 1820. 7?-Effeitos da revoluçüo portugueza de 1820 no Pará. Sa– liencia de Pahoni. 8'.'-Agitações partidarias : Rornualdo de Seixas, João Balby e Baptista Campos. Adhesão á indepenrlencia de Por– tugal. fl?-Os patriotas paraenses e a revolução <:].e 1824 am Per- nambuco. O Pará sob o 1? reinarlo. JO.-Estuclo sobre a Oabanngein: snas cansas, phases e effeitos. 11.-Progresso da Provincia do Pará no 2? reinado. 12.-Os r0rmhlicanos parncnscs. l\fovinrento <lc 16 de No-• nmbro rle 1S8fl. O lente da cadeira. Artl,ur T. dos Banto8 Porto. ÍlTBLJOGRAPHIA : Histm·ia cw Brazil-João Ribeiro --2~ ediçào-1901. Historia rio Brazil-~fattoso Maia-1895. Historia do Pai•(t -Arlhur Vianna. Pedagogia 1?--.\. educacM na antiguicta<le: Chinczes e Uindús 2?-A educa~ão na antiguicbrle: Egypicios e Hebreus. 3?-A educaç20 na antiguictarle: Per,::as. Phcnicios e Arabes. -t?-A educação m: antiguí(brle: Spartanos e Athenienses· i5'?-_\. cd11caç,-t0 na a.ntiguidarie: ltomanos. 6~-A educação depois do aptJaredmento. rlo Christianisn10. 7?-A erlucacão na Edn11e i\Jédia. 8?-.\ ednc,,çüo rla Renascença. . 9?-A cdncaçi'iO entre os jesuHas. 10.-Pestalozzi e o problema erlurativo. 11.~Frcebel e o prnbl.e rpa rla cµncação. .

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0