Programmas de ensino da escola normal dos 1º, 2º, 3º e 4º annos - 1905
.. il -21- correcção, pureza e propriedade da linguagem-Observa– ça.o sobre a linguagem portugueza no Brazil. ,t?-Exercicios escriptos de composição litteraria. 5º-Noção de Litteratura e sua divisão. Períodos litterarios. IÁtteratura nacional : 6?-Tiliação da nossa Litteratura. Rapido olhar scbre a Litteratura portugueza. 7?-Existencia no Brazil, de uma litteratura distincta da de Portugal. • 8?-Primeiros tempos. Influencia dos missionarios na for– !nação da nossa litteratura. 9?-Seculo XVII Escola Bahiana, 10.~:o-Primeira metade do seculo XVIII. 11.-Segunda metade do seculo XVIII. Escola Mineira. 12.-Antes do Romantismo. 13-0 Romantismo no Brazil (seculo XIX) 14.-Depois do Romantismo (seculo XIX) 15?-A actualidade. Novas escolas litlerarias. BIBLIOGRAPHIA : Não existindo ainda um compendio adequado, a Cadeira continúa adoptando a pratica de ministrar toda a materia em licções. O lente cath1!dratico, Paulino de Brito. Historia do Brazil Ponto ]'.'-Cyclos dos grandes navegadores. Descobri– mento do Brazil. " 2'.'-As explorações e contactos corh o gentio. Eth- nologi::1 brasilica. · " 3?-Brazil-colonia; 1 ~ phase do colonato: as capi- tanias hereditatias e suas vicissitudes. « 4'-'-2~ phase do colonato : fundação da cidade, as tres raças, osjesuitas. Synthese da gestão regia até 1581. « 5?-Dominio espanhol; expansao colonial para o norte do paiz. Conquista do Maranhão. << 61?-Invasões hollandezas; resistencia dos habitantes da colonia. Mauricio de Nassau.
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