Programmas de ensino da escola normal dos 1º, 2º, 3º e 4º annos - 1905

-18- 4?-Notações c:himas. Nomenclatura. 5?---:-Reacções c:himicas. 6?-Ac:idos, hases e saes. 7?-C:!assificação dos elementos. Quanto á chimica di"r-ri rti ni far-se-á o estudo dos me– talloides e metaes mais importantes e o de alguns de seus con~postos: Historia natural \, ' l ?-Rciuos da 1wlureza. Historia natural, sua divisão e im– portancia. Dislim:çfw enlre os corpos brulos e os sêres vivos· Dislincção entre os animaes e vegetaes. Zoologia 2°-Zoologia, seu objecto e clivisüo. Ccllu!a animal. Tecido, orgarn, apparelho e funcçn.o. :3?-Digestão. Apparelho rligestivo do homem e suas modi- ficações nos animaes. Phenomenos da digestão. 4?-Itesµiração e seu mecanismo funccional. 5?-Sangue. A1)parelho circulatorio do ·homem. 6?-Secreções. Assimilação.· 7?-0rgãos do movimento. Esqueleto hum·ano. 8?-Systcma nervoso no homem. 9'!-Sentidos e seus orgãos. 10.-Taxonomia zoologica. Classificação de Carlot. Botanica 11.-Botanica, seu obj0rlo e dirisi'ío. f!cllula e tecido ve- getaes. 12.---Estndo da raiz e suas funcções. 13.-Estudo da haste e suas funcções. 14.-.E:studo da tolha e suas funcções. 15.-Flôr e inftoresccncia. 16. --Fructo. Germinação. 17.- Taxonomia vegetal. Classificação de Van Tieghem.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0