Programmas de ensino da escola normal dos 1º, 2º, 3º e 4º annos - 1905

-14- The01·ici-Posição do corpo e do papel. Pratica-Exercicios sobre as figuras que concorrem para for– . mação da letra Ronde. Theoria-Regras de igualdade. , Pratfoa-Alphabeto minusculo. 1'heoria--Explicação das linhas que fórmam as letras maius– culas. P.mtú.:a-Alphabeto maiusculo e fórmação de palavras minus– culas e maiusculas. Bibliogmphia:- Collecção de trasfodos-de }lirnoel J. Alves e Augusto Pinheiro. 3. 0 an no Portuguez 1?-Revisão da Syntaxe, acompanhada de exercicios de ana– lyse lexicologica e logica. 2?-Noçào tla Grannnatica. Distincçã:o da glottologia, a Philo– logia e a Gramrnatica Geral. Distincção entre a Gramma– lica Histcirica, a Gra111matica Comparativa e a Expositiva. Divisão da Gramrnatica Expositiva. 3?-0rigeru das nossas letras. -!?-Noções ele Plwnologia historica. õ?-C:omparação da Prosodia portugueza com a latina. õ?-Metaplasrnas. - 7?-Systemas orthograpbicos. 8: -nforphologia: orgrtos, elementos de eomposição e de Llc~– rivaçrw, modificações eslrncluraes das palavras. 8?-Pronorne pessoal.-Vestigios da declinação latina. 10. -Etymologia das palavras varia veis e das invariaves. 11.-Particulari'dades do verbo haver l 2.-Particularidades do prome se. 13.-Constituição do lexico portuguez, . 1--:1:.-Caracter difforencial entre os vocabulos de origem po- pular e os de orig<'m erudita. Fórmas divergentês. 15.-Da syntaxe em gen,1. Brnves noções sol.ire a estructurn oracional do latim culto e do latim barbara. Typos-syn– tacticos equivalentes. lG.-Synlaxe relativa a cada um dos termos da proposição.

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