Faculdade de Direito do Pará. Diretório Acadêmico de Direito. Pontos de introdução à Ciência do Direito. Belém: [s.n.], 1955. 355p.

Depois do rapto, apareceu a compra, que era a negociação pela qual o homem adquiria a esposa. A compra não assu– miu uma só modalidade. Primitivamente, era uma permuta de mulher por mulher, onde se trocava uma irmã por uma es– posa, isto porque a mulher era uma unidade de trabalho. Outra variante da compra foi a prestação de trabalho servil. O nubente prestava serviço ao pai da noiva e, como remuneração, resultava-lhe o direito de adquirir a esposa . É a história bíblica de Jacó, querendo esposar a filha de Labão. Finalmente, houve a compra em si; quando surgiu a moe~ da como elemento inter.mediário de transação . Aí, então; é que passou a existir propriamente, a compra. Vamos encon– trá-la perfeitamente mencionada entre as formas originárias de casamento também em Roma ; A coemptio era uma modalidade de casamento entre pa– trícios e plebeus, isto é, entre duas pessôas de classes distintas, em que a de classe superior comprava a de classe inferior. Ainda encontramos, muito objetivamente, a reprodução dêsse momento no Japão e ria China, onde a compra se realiza sob a modalidade civilizada do presente . O noivo dá presente à fa– mília da noiva, porém, no caso de haver quebra do vínculo con– jugal, a família da noiva fica na obrigação de devolver os mesmos. Nas formas evoluídas de casamento já se faz necessário o consentimento da mulher para a consumação do ato. Onde quer que encontremos o casamento como um contrato bilate– ral que se forma com o consenso de duas vontades, teremos, en– tão, uma forma evoluída de casamento, sendo de observar-se que um dos fatores que mais decisivamente contribuiu para que o mesmo atingisse êsse carater consensual foi, sem dúvida, o Cristianismo, pela significação que deu à pessôa da mulher. O casamento, na forma evoluída, passa de ato unilateral para consensual, J:>ilateral. DA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO Encontramos, em cada parte, um ritual próprio para o casameno. Isso é matéria de tradição, de costumes, variando de lugar para lugar. Porém, há detalhe, · nêste ritual, que identifica os povos na celebração : é a refeição em comum . Na Roma antiga vamos encontrar o ritual da ·refeição na • "CONFARREATIO', em que os noivos comiam de um bôlo de trigo. · -97-

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