Faculdade de Direito do Pará. Diretório Acadêmico de Direito. Pontos de introdução à Ciência do Direito. Belém: [s.n.], 1955. 355p.
nossa vida intelectual . E o combate da vida que nos faz co– nhecer a realidade . Enquanto as três primeiras formas de realismo podem ser encontradqis na filosofia antiga, o reaUsm\o volitivo surgiu só– mente na filosofia moderna (sec. XIX). São seus principais adeptos : MAINE DE BIRAN, DILTHEY e MAX SCHELER. bl o ideaUsmo - Verificamos as diversas formas de rea– lismo. Tôdas têm por base a mesma tese : existem objetos reais, independentes da consciência . A corrente oposta ao rea– lismo é o idealismo. A concepção fundamental do ide'alismo é que o objeto do conhecimento não é nada real, mas algo ideal. O principal representante do idealismo é BERKELEY, que criou um idealismo de inspiração religiosa. O empirismo, como já vimos, prega que não existe nada na inteligência senão vin– do através da sensação . GEORGE BERKELEY, dessa concep– ção, puramente empírica, chegou a uma conclusão idealista . LOCKE afirmára que nós conhecemos as idéias e delas concluí· mos a existência dos corpos. BERKELEY julga que é possível afirmar a existência apenas do que conhecemos : ora nós só co– nhecemos as idéias, logo, só as idéias existem. Podemos dizer, assim; qu~ umª··,vez que não existe1contacto direto entre o sujei– t9 e o objeto, todo conhecimento se baseia na sensação e não a ultrapassa. ·- Dizia -BERKELEY: ser é seir percebido (êsse rerum est percipii} . O mundo seria então uma fantasia, e, esposando esta teoria, criou · um idealismo transcendenta,1. c) o fenomenismo - Com as discussões sôbre a essência do conhecimento surgiu uma terce~ra corr~n!e doutrinária - a fenomenista , Ela define uma das posições centrais do pensa– mento e vem preconizada por um pensador que é o expoente máximo da evolução da filo~ofia moderna : KANT . , A obra, de KANT, com efeito, . deu novos rumos ao pensa– meaito humano, s.endo .de q~staçar, entre ·seus trabalhos a "Críti– ca da Razão Pura" e a "Crítica da Razão Prática" : O -criticismo de Kant constitui uma das mais complexas es– colas da filopofia, de, tal ~orma que, só da SU<ll interpretação, sur– giram outras escolas , filosóficas . • O criticismo é uma concilii ção entre o .realismo e o idea- . lismo. ,Para o priméiro ·o objeto é p fator determinante do co– nhecimento, para o outro é o sujeito. O criticismo, numa ten– tativa de me,dit::\ção, considera a _ $p~riência e o pensamento como fontes do conhecimento. O conhecimento, para Kant, é um 'processo g{ltàdo de dois fatore1s : a matéria e a forma. . A,matéria do conheciµientp procede ~a exp 1 eriência 1 a for– ma do conh~cimenfo procede do pensament. O suje'ito e o -24-
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