Faculdade de Direito do Pará. Diretório Acadêmico de Direito. Pontos de introdução à Ciência do Direito. Belém: [s.n.], 1955. 355p.

tuitivas sensíveis, mas constituem um conteúdo novo, uma clas– se especificamente distinta dos dados da experiência - são os conceitos. A inteligência, segundo o intelectualismo, apreende nas coisas as suas idéias essenciais, exercendo, portanto, uma função ativa, ériadora, que não a restringe a registrar meramen– te os .elementos sensíveis . · O fundador do intelectualismo foi ARISTóTELES. De– senvolveu-se ·sobremodo SANTO TOMAS DE AQUINO. Para êste último, o nosso conhecimento intelectual deriva inteiramen– te dos sentidos, observado o processo seguinte : - inicialmente recebemos da realidade empírica imagens sensíveis - "species sensibilis"; - a inteligência ativa - "intellectus agens" - extrai des– sas imagens sensíveis as essência gerais; - dos conceitos gerais se obtêm, por outras operações do pensamento, os conteúdos das leis lógicas do pensa– mento. 4 - ESS:ENCIA DO CONHECIMENTO t • ' Ao procedermos a análise descritiva do conhecimento, ve– rificamos que êle se apresenta à consciência natural : ' - como uma relação entre dois têrmos - um sujeito e um ·objeto, na qual o sujeito sofre uma determinação pelo objeto, considerando-se aquêle como fator atuado e o último como fator atuante. É justa essa concepção ? Não sucederá o inverso ? As dúvidas que surgem nos levam ao terceiro problema da Teoria do, Conhecimento: qual o fator determinante na re- lação do conhecimento ? , Três posições podem ser adotadas : de um lado a que afir– ma ser o objeto; do outro a que afirma ser o sujeito; e ainda uma terceira, eclética e conciliatória. · , Temos assim ,o realismo, o idealismo e o fenomeni·smo. a,) o realismo - é a escola que ~tribui realidade ao ob– jeto. É a posição epistemológica segundo a qual existem coi– sas reais independentes da consciência. · Esta opinião oferece diversas modalidades, conffirme veremos a seguir : O REALISMO ING:ll:NUO - é aquela posição natural do. homem, a posição ,espontânea, já com individualidade, já como humanidade. E a posição do homem ~m que não há dúvida, isto é, parà ~ qual o problema e a .pergunta· não existem. O conhecimento é aceito como um ato intuitivo . A vida da hu– manidade, tanto cronolgóica como psicológicamente , foi inicia- da pelo "realismo ingênuo". - -22-

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