Faculdade de Direito do Pará. Diretório Acadêmico de Direito. Pontos de introdução à Ciência do Direito. Belém: [s.n.], 1955. 355p.
dos Unidos, SCHILLER na Inglaterra, CALDERONI na ltãlia, 8 outros. 2 - ORIGEM DO CONHECIMENTO Distinguimos duas formas de conhecimento : a sensível e a intelectual, que correspondem ao conhecimento sensorial e ao conceptual. Temos, assim, dois meios para elaborar o conhecimen– to : a. experiência e o raciocínio . Indagaremos de onde pro– vém essencialmente o conbecimento : da experiência ou do ra– ciocínio ? Qual dos dois fatores é o decisivo ? A consciência cognoscente se apoia preferentemente em um dêles ? Ou re– pousa exclusivamente na experiência ou no raciocínio ? Respondendo a essas indagações encontramos duas cor– rentes distintas : à do racionalismo e a do empirismo . · a) o racionalismo - concede preponderância à razão, na elaboração do conhecimento . Afirmando que só são verda– deiros os' conhedmentos caracterizados por uma "necessidade lógica" e unia "validez universal", conclui, em seguida, que tais notas só podem ser encontradas em conhecimentos fundados uni– camente na razão, abandonando-se a experiência. O racionalis– lismo _fundamentou-se principalmente em ciências em que a ex– periência não atua, como as matemáticas . Para chegarmos à verdade, não necessitamos da experiência. · D.f::SCARTES, com a "teoria das idéias inatas", é conside– rado o fundador do racionalismo. Antes dêle, porém, já pode– mos falar de acentuadas tendências racionalistas, como as de PLATÃO (rácionalismo transcendental>, SANTO AGOSTINHO (racionalismo teológico), e outros. A história da filosofia nos mostra que quase todos os re– presentantes do racionalismo se entregaram aos estud9s ma– temáticos, destacando~se entre êles DÉSCARTES. b) o empirismo , - O primeiro representante do empiris– mo foi J3ACON,. autor do livro "Novum Organum", que marcou o início da Idade Moderna, . na história da filo~ofia . · BACON preconiza que o conhecimento só pode advir da experiência e da .observação. Para o · racicinalismp, o'pensamento é a verdadeira origem do conhecimento; o empirismo se opõe à tese racionalista e afir– má que a única• fonte do conhecimento é a experiência . , O espírito humano é, por natureza, vazio, uma "tábula raza", uma página em branco, em que serão registrados os co– n]).ecimentos originados direta ~ imediatamente da experiência. Assim; os empiristas partem dos fatos concretos, da observação, - '20-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0