Faculdade de Direito do Pará. Diretório Acadêmico de Direito. Pontos de introdução à Ciência do Direito. Belém: [s.n.], 1955. 355p.
to falso do verdadeiro. Aliás, não existe conhecimento falso e conhecimento verdadeiro; o que existe· é . uconhecimento" .e . "não conhecimento" - o conhecimento falso iÍão é conheci– mento. O CRITI;RIO DA VERDADE . assume duas modalida– des, segundo admitimos o conceito "transcendente" ou "ima– nente" dessa verdade. 1 - POSSIBILIDAD~ DO CONHECI~ENTO Quanto a possibilidade do conhecimento, indaga-se : sen– do o sujeito o objeto do conhecimento irremovivelmente sepa– rados, há possibilidade de um contacto entre o sujeito e o objeto? ·· A pergunta comporta 3 respostas diferentes : - afirma– mos, SIM, NÃO e MAIS OU MENOS. Ou diremos que êsse contacto existe e é perfeito, ou negaremos êsse contacto, ou finalmente, aceitaremos que êle existe, mas não produz a uma forma perfeita de conhecimento. Aí teremos, então, várias diretrizes filosóficas ·: a) o dogmatismo - A primeira tendência, a que res– ponde SIM à pergunta, é a DOGMATICA, para a qual não exis– te o problema da pergunta. · É assim, uma posição eplstemo– lógica em que não cabe o problema do conhecimento. O dog– matismo supõe a possibilidade e a realidade do contacto entre o sujeito e o objeto, aceitando êsse contacto como um rato na– tural que não comporta dúvida e qualquer contestação. O dog– matismo professa, assim, a capacidade do espírito em conhecer ·a verdade com certeza. . . O dogmatismo é tanto cronológica como .psicolõgtcamen– te, a posição mais antiga diante do -problema. ·Como já_vimos no 1. 0 pÔnto, o período originário da filosofia grega adotou-o 'inteiramente. b) o ceticismo - A posição diametralmente oposta ao llogmatismo é o ceticismo, que nega total ou parcialmente a possibilidade de contacto entre o sujeito e o objeto e, conse.: quentemente, afirma a impossibilidade de o espírito do homem elaborar o conhecimento. Enquanto o dogmatismo considera o contacto entre o sujeito e o objeto como real e possível, o ·ceticismo julga que o sujeito não pode apreender o objeto. O 'ceticismo admite graus, segundo professa universalmente a im- possibilidade de conhecer qualquer verdade (pirronismo), ou apenas a impossibilidade de conhecer o que quer que seja com uma plena certeza {probabilismo). -17-
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