PARÁ, Estado. Plano de ensino: methodologia e programma das cadeiras do 4° anno da escola normal. Pará: Officinas graphicas do instituto D. Macedo Costa, 1932. 11 p.

-9. Psyehologia Educacional < Plano de ensino.-O estudo da psychologia edu«a– don.al comprehenderá a definição·, importancia e relações desta sciencia com a Pedagogia, a Pedotechnica e a Pe– dologia; o organismo hu_mano e os factos e ptienot11enos psychicos }~ physiologicos por elJes produzidos; o systema nervoso, sua histologia e acções que produz; ·a intelligen - eia e as suas funcções; os factos affectivos ou sensitivo~; a linguagem, suas especies e evolução; a volição, seus motivos e desenvolvimento; a personalidade~ sua~unidade· e· as incompatibilidades psy.chicas; os an,ormaes,· sua psy– chologia; objectivos da educação; a eJ_ucaç~o phys.ica e a ~ eoucação moral; a escola em face da educação . . «Test ». Methodologja . As lições serã0 ministradas em li lÍ· guagem ctara, adoptadô o methodo inductivo onde não possa ser applicado o deductivo; considerando-se -semp re a Psycholog1a como uma sciencia experimental. Programma.Psychologia e edm::ação. Evoluçãff bie– logica e sociologica do homem . Base organiea dos phe~ nomenos psychicos. Elementos e elaborações da v ida psychica. A excitação -e o rnoyimento. As sensações e as percepções. A intelligencia :...imaginação, attenção, cons– ciencia, memoria, juizo, raciocínio, abstracção, generali– sação, comparação. A sensibi-lidade: · eftectividade, emo– ções, paixões; sentimentos; tendencias e necessidades; desejos e :interesses. A exteriorisação dos phenomenosq psychirns: a linguagemi suas especies, sua evolu~ão-.p A personalidade e o eu; ternperamento e caracter. Ar1~B maes; noções de psycho-pathologia infantil. Q . object~ biologico e o objectivo sociologico da educa_ção. A,.e~:uls ca'Çã"o .physica e a educação moral. A escola em faoo 1 rcmt1 psycnologia da . creança. «T-ests,; seu valone espél:fiés'l ,kJ Bel·em, 1'5 de fevereiro de ·1932. '.r.: 1 ?.rq Elias Augusto Tavares Viatzna, Leqte catfiêâfatrt~~ L . d 1 . • . ..,,L .. >I tvros e cons-u t-a : ! . , r: n l'tl «·Pedagogta»-de Bomfim e «Uções_.de red:ágQgta diLdr. F. Bitteocourt: :'i_,'.t·r ·1 • , ; .i .- ·? 4! • --- . f . I" .... :; JÍJ- :J J Physi-ca , t>p J;;c-s" . :Yi -~:g .. - fii~"dfi'1: -1f; aL)~P.2 Plano de e11sino.-A:J.gui;is mezes de ~:studo-,pest;rno::isJ t@ria não c0mportan1 a. efüciencia a 4.úe , faz::jlí(z aLgtJm<m} . desenvel:vimento moderno da physica"' -~-ssim:ct~t:etmi 1que:>'° colher apenas no-ções, as mais apre:oiavei,s~ )Mljél&des.erllMli,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0