PARÁ, Estado. Plano de ensino: methodologia e programma das cadeiras do 4° anno da escola normal. Pará: Officinas graphicas do instituto D. Macedo Costa, 1932. 11 p.
7 '- .Sendo a demonstração o methodo das s.cieneias ma.: thernatfça:s e cqnsj_~tinqo numa <operação pela qual se . tornª uma proposiç~o evfq_ente p.or m_~io de oulra propo– siçã.o, evh:lente_por -si mesma, 04 já demopstra,da»-, claro "$e n,o~trao valor da recapttulaç--ão no en~inQ ge ,qualquer rmno da séiencia da qQantid-adé. Uma verdade decorre de · outra, esta dt'f uma terceira, e- assim por diante, de modo que urrra-é a garantia da o_ufra. A fraca lembrança de uma traz em consequencla a má· cornpreheqsão das demais. A demonstração é orna recordação tncessante é exige para o b_om exito do ensino que o alumno esteja sef!)pre a re- . vêr- as explicaçõ~s recebi.das. · · · óurante. o - anno, nas tres horas por semana que são destinadas ao ensinamento de- eada cade:ra, empregarei a primE:;ira m~itl hora na arguição -dos estudantes sobre o ponto explicado em a a1Jla anterior, reservando os tr-1 nta minutos r~stantes- para levar novos conhecimentos aos espiritos que instrúo. Aif!da nesta ultima parte da aula, insistirei em fazer perguntas sobre verdades já conheci– das e que, no m_omerrto, serão chãmadas para servir de _ base ás verdades que _vão ser d~moi:istradas. -Sendo preceito rêgulamentar a realisação àe uma composição .pof mez., tenho por habito, para facilidade dos estu'dantes, marcar o-s J 0ntos sobre os quaes a mesma versará eom- quinze d.tas de antecedencia, fazendo ainda uma: ligeira reéorê:Ia'ção dessa materia, em ás aulas ante– _riores á _prova mensal. Ao proceder á leitura das notas , - dessas c9mposições, cesfumo commentar cada uma del!as. mostrando aós ahimnos seus erros ou des~uictos, de modo a estimulai-os ao cumprimento do dever. · No -ensino aa·ALoEB'RA, a reducção dos termos seme– lhantes representa o ponto de partida de toda o estudo dª materia. (}a,;li;is as noç-01;s preliminares da disciplina, · quê não é bem uma scienchr mas «-um methoáo de sim- _ plificªção e gener;:11isaçào applicavel a todas as sciencias m~thema-ticàs », pas~ar~i á explicaçãó ' clar~ -e rnethodica desse pônto capital -qué é a reduçção de -termos seme– lhantes. Dahi po_r djatrte proseguirei l'Ja éJ!:plicação · fiel do programma que :abaix.o aprésé1'1to, fazendo ur11 estudo mais p.ratico que tlieorico, nã-0 só por asshn exigir a na• tureza da tnateria! como por a isso me ofir-i_ga:r. o pequeno prazo de um â,iJio _Qata o leccionamen'to da .m-e~ma. f Programma.--Ma.thematica. Algebra. Noções pr..eli- _ minares. Quàntidades positivas e negativas. Reçl1;1cção de termos semelhantes. _Valor numerico. Addiçâo, subtra– cçlQ', !lM,lltip.H~çijo e 0 d!visão algebricas. -Potenciação. For-
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