PARÁ, Estado. Plano de ensino: methodologia e programma das cadeiras do 4° anno da escola normal. Pará: Officinas graphicas do instituto D. Macedo Costa, 1932. 11 p.
civilisação gr,.eg e causas do seu rapido declinio. ·Sua influencia atravez das edades. Synopse da Historia de Roma. Situação e povo. 'Formação e lucfas. Formas de governo. O Direita. Reflexo da civilisação romana. Edade Media: Idêa geral da epoca Invãsões dos bâ'rboros. Fran· cos e anglo-:sa-xões. Carlos Magno seu imperio e sua obra . Extincção dos carloringios. Feudalismo,_ origens e effeitos. Islamismo. Advento dos arabes. Conquistas da civilisa~o arabe. O catholicismo, o papado, as cruzadas e seus effoitos. Formação das nações modernas. Edade Moderna: A Renascença. A Fefon:na e a Contra_-Refor• rr.a. As grandes navegações e os descobrimentos _mariti– mos. A coJonisação modérna. Systemas de colenisa~. Ferma.ção íe independencia dos Estados Unidos da Ame– ricã. Synopse dos sec.ulos XVI e XVU, principaes acon– tecimentos e dvilfsação. Edade Contemporanea: A re– ·volução franceza. causas e ·consequencias. Napoleão, sua vida, seus feitos e sua epoca. O seculo XVUI,- principaes.– acontecimentos e éivi~isação. Formaç_ão e independencia - das colonias ibero-americanas. O secule XIX, principaes acontecimentos e civilísação . O secu.lo XX: a ,-grarr<le guerra (revolução social), suas -origens e actuáes conse- . • • . >· . quenctas. _ , Belem-,,-J&neiro-1932.. Manoel Lobato, lente cathedratico. Algebra Plano de ensino é Meihodologia.-Na confecção de., meus programnrns de . ensino esforcei-me bastante para nelles sú incluir as partes !)rindpaes da materia-, de'i:xando de mencionar mimtdencias desnecessarias que vantagem nenhuma -trazem aos estudantes. Procurei t~mbem org$. nisar o assumpto de forma tal que possa o mesmo ser totalmente ensinado em o prazo para esse fr[11 destinado, ficando ainda algum tempo para Hgeka recordaçào. Disciplinas ha em quê ·a recap:itulaÇão .se. 11ão torna tão neces~arta. Mas, em s~ tratandq da scienda qne lec~ dono, onde as verdades têm «o suj'eitô e o attribuio uni• dos p0r um li.ame que não- P,0de debça_r de existir e. qne nenhum esforç0 do espirita conseguirifi romper>, es'ie..pra:– cesso de reavivação, esse retrnm-0' ás lit~ões p,r-~.m~iras, impõ~-se á consdeA-cia sensatá do rtie.stre \;jae deseja $6T digno desse titulo nobilitante.
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