PARÁ, Estado. Plano de ensino: methodologia e programma das cadeiras do 4° anno da escola normal. Pará: Officinas graphicas do instituto D. Macedo Costa, 1932. 11 p.

5 geral (1613 1; o Brasil-vice ieino (1640); o Brasil reino unido ao de Portugal e. do Algarve (1815); o BrasU-im– A perio (1822); o Brasrl republicano : a Primeira Republica (1889); a SegundatRepublica (1930). Belem, fevereiro de 1932. .· Na.ide Vaséoncellos Historia Universal Plano de ensino,-f:ara que haja util .aproveftamento · por parte do álumno, e em eons.ideração do tempo curto, procurar-se-á realçar a marcha do evolver dos povos an• tigos, dando maior largueza aos acun-tecim•entos que im– mediatamente precedem á Edade Média . Em seguida, e de forma lanto quanto possível accentuada, será mostra– da ~ disseminação -da civilisação oo ' novo continente e a influencia que nélla exerceram, remota ou médiatamente, os sucessos occqrridos na Europa, determinantes de no · vos estados- soc.La·es e politicos. OJ:,~ectivar-se-á) pois, o esclarecimento do .estudante de modo que lhe não seja difficU a apreciação intelligente da Historia da America e, logicamente, ~ do Brasil. - Methodo{ogia.-Não se _limitara o ensino da Histo– ria Universal ás pfelecções, v· to que se .adaptará o re– curso dos qu-adros.-synopticos e outras formas de synthe • se, que estimúlem o .tnteresse âo alurnno e lhe orientem o raciocinio. Por-se-á~todo o empenho em provocar a curiosidade para o apprendizado por -suggestões a novas perguntas formuladas em aula~ou eni recapitutações, pre• viamente annunciadas, como prep11raHvo __para os traba- lhos escriptos mensaes e regulamentares. ~ Programma.-Noções gernes da HistQria e como se orien_ta, actualmente, o seu estudo . Definição e classifica• ção. Divisões. Fontes e methodos historicos. Raças huma• nas e raças historicas. Prehistoria. Antiguidade do ho'· mem na terra. Primeiras formas sociaes. Inicio e -desen– volvimento das primeiras civilisações. Antigui.dade. oriental.-Rêsumo ·da Historia do Egy– pto, constituição e costumes, governo e in-stituições na– cionáes. Civilis-a~ão e sua influencia no mundo antigo. Noções sobre assyrios e babylonios, phenicios, t-Jebreus, medo-persas, hindús e chinezes. Civilisação. Antiguidade clàssica.:..._Synopse da Historia da Gre– cia. Estructurl:! do tertitorio·. Formação e luctas. Fulgor d~ .... • 1

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0