PARÁ, Estado. Plano de ensino: methodologia e programma das cadeiras do 4° anno da escola normal. Pará: Officinas graphicas do instituto D. Macedo Costa, 1932. 11 p.
Methodologia.-Q·.eJ!stno 'de hlygiene será cumprido visando-se tanto quanto f'.}Ossivel sua efficiencia. Proferir– se-ão prelecções sobre os yarios pontos -0istribui o-s p~los il0is -annos de curso , sendo que as ·mesmas setãó o6ser– ·vadàs "em linguàgern simple&e accessivel , de modo ,a -con- - seguir o enfhusiasmo do alumn0, inte-ressando--0 · no es~ tudo duma disciplina , que é essencial ao im:ti-viduo, porque o encaminha a defender o maior bem de sua vida: a saú· d~. Não se. permittirá, por aoti-p_edagegico e portanto sem nenhum resultado dp.ratloro, a d~ê'-oração. Qu stões vi– ·tães, como puerieulturn e hygiene escolar, serão del inea- das o mais amptamente poss1vel, porque sem a -exacta compre);iensão desses problemas ninguem póde aspirar ao desempenho consciente da missão âe~mãe e mestra. O ensino terá um cunho rigo:rosamente pratico e racional. Os prob--!emas sociaes, como o combàte ao · leoo!isn,o, sy– philis, etc.; serão tratados de maneira a infiltrar no espí– rito do discente~o horror a taes factores de degeneres• cencia da _raça. Na parte relacionaàã a-- doenças conta– giosas, que se tornaram verdade1tos · flagellos· no nosso meio, como a tuberculose, a lepra, o paludismo e outras, reRisar-se-á, na matería, tantó guanto o perrnittir o tempo do período escol-ar.- Procurar-se-&, emfirn, empresíar ao - c_urso de hygiene alto alcance social, rá'âicando no espí– rito do alumno i'déas e conhecimentos, que Ih~ aprovei– tarão e que_prnpagarão adiante, no seio da familia e em oeneficio da collectividade, - . Programnia. ....:.NoçJ5es geraes de hygiene, si:;us obje • ctivo.s. e beneficio.s. Saúde. Doença. Educação sani-taria. _ Hereditatieâade. Exame petiodico de sanidade . Estado dB -higidez. Modificação da saúde . Microbios e parasitas. Do.enças infetürosas e infestuosas. Contagio. Epidemta. ~ Saneamento. Prophylaxia. Hygiene do sõlo e da agua. Jnfluencias de clf ma sobre a saúde. Hygiene da habita~ -çã-Q. Hygiene urbar1a. Hygiene da respiração. Hygiene da ciceulação. Hygiene do systema ner 1 oso. Hygiene da nu- _ fricção. Hygiene individual. Hygiene do vestuario. Hy~ .giene do trabalho physrco e intellectu_al. Habitos vulgares que a hygiene condemna por attentarem contra a saúde. ~Escola N0rmal do Pará, janeiro, 1931. Btanor Penalber.
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