MASSA, Pedro. Pelo rio-mar: missões salesianas no Amazonas. Rio de Janeiro: [s.n.], 1928. 225 p.

.. l ~ -_'I 1 \ ,.1. l. ' ' tram um pouco mais de diffiouldade, mas-muito~ .. ' f àzem verdadeiros progressos. ·' . ' , . · O osso 'duro ·para todos elles é a aritlimetíca., ,Talvez sejayorque estes índios na proptia," l~pgua só contam até -vinte, justamente. a somma dos de– ·: dhs das ;\mãos e, dos ,pés. O .. certo .é que inuitos · . apre~dem a contar até vinte, facilmente, mas dahi , para 'frente sentem''muita' difficuldade, , , ,, ' 1 ; l;Jma ·manhã um piratapuia, .depoi~ de tentar repetidas vezes contàr além de vinte, des-animado , , cpmeçou a, bater ,na cabeça. . . Qµa:gdo ,conseguem . aprendei:i à · co11ta:r ,além de vinte, ~então se e~er– cit,ani -contand~,. tudo- que enconti,:am:· uns; as Qa,:– naneiiqns;, outros, os, pés de m.andfoca. · · • 1 -:,,:, . · ·Um bom nµmero dos printeirbs ·que clieg,m!an1 já sabe so~maf eisuptrahir; e não é'. rard ver àlg,m .atr,azaqÇ>, ,facoeorado no ; han'.co,, f,a.zendo seus 1 'ea'l- . ,\· culos com. .' s dedos das .mão~ e dos pés. Dif:(fuil:: •ruent~ •se 1 encôritr~ , um •menino 1 ·qúe ~ão queira • , estudar; pélo contváFio 'todos desejam ardente-, t .. m'.e1~.e •e.' sh s~ retarda ª h?~ª. d1;1~aula 1 elles 'ficàm ;/•'·•''• .de~cçmtentes. ' ·,. ·' . : · :,-' , . r.t .,• .I '' ~'e!~ p~es; ~qU~I]:dó 1 vêm 'fa. miss~o; fi êgµr~~eme~: .· 1 t~ querem(ver ps, cadernos>dos filhos/ e, amda que: · niida· com1>rehenàain, .mostram~se "satisfeitis~imos. "li, '·• Uma vez um ficou t.ão contente que ·se ·apr~scnti:n1 , a porta dá ' aúla 'âizendo'li:_ Padrr, 'dê-'.J;ne 'cade:rµo: !: penna e livro, porque , queto tamb'em., aprender.r..' cônio ·méu I filho . , / ,. ' ;- · ' .: ,· ,, ' ..., •/, I;. , ' . ' {\ •· ;, ' • :. ~t 1 , ·,, t 'Muáic,a .,. ;i , 1 • ' ~ ' • ,, . #' ,,, 1 r , " " \ . . .!f ,, , • .,. ~i .y ~ .,,,. ' ' > ~ 1V:,mustca vocal constitue para ellesrnm ·di- ' , . ·vcntimento' e a , apr~ciãm-,,:eiithusiasticamente. í1' • . ,., ? Têm ' unf' QUVido ·,fiajssinÜ>: ouvindo J. duas,ve-,, . ,. . . 1 ' ( . ' • ' ' j -~ > 'li, ' j / , (~ R''·

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0