O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. Jun-Dez

• O ENSINO ~-...,-.-..,,-...,,_.,,...__,,,.....,.. . .,._,,,,..,..,,........-....,._~ .....,._~ gen te edta r que v enh a n. sabel-o e a fas ta i-o inteiramente dus infln~uci as do meio; na s egunda o menor _já é le– vado so b a a cção do vi cio, é necPssa– rio recon duzi! o, immediatamente, ao caminho do bem. A r es peito das ~alu tmes con. e– quencias moraes colhidas no sys tema edu cativo de um Patrona to, adopta mos a opiniã o do grande 'jestre patricio, o extincto dr. Lima DruT111non<l, leHte de Direito Crimina l da F aculd ade de Scien– cias Jurídi cas e Sociaes tl o llio , que, em uma da~ snas sabi as prelecções, ora, enfe ixa das peb so lic: ituúe cari– nhosa de seu di g no di scípulo dr. Pa ulo Domingues Vi a nna, no s nbstn.ncioso li– vro R e.9imen Pen'Ítencicirio, nol-a deixou expressa no seguinte periodo : «Seja qua l fôr a especie <le menor physica ou moralmen t e ab::tntlonado, é i ndis pensavel o pa t ro nato fie m'3Mres , muito ma is profí cuo que- o p:ttronato dos liberados adultos, porque as pes– soas cr1 ~ hão de compôr o p,ttronuto de me. t ; tes t e r~o um poder t ntela r e este e xercici o poss ibilita, por compl eto, a s ua mis ão, até co lh) ca r na vida pn – hlica o menor que lh e foi confi adon . A.' luz destes principi as, a Lei Se– verin o S il va r epresen tLL, aos nosso· o lhos , um rap ido cla rã o a ill umina r de gratas Psperanças a escuridáo est nsa e profunda , em que vi vemos, sou o ponto de vi sta do a proveitamento, pela edu– ca ção, da i n fa.ncia aba ndonada, dessas cria n ça , em geia l ma iores de nove e menores de 14 a nnos, q ne encontra– mos, h a bi tual men te, sós na via publica, entregues a s i mesmos e desamparados de qualquer assistencia na tura l. S erá , pois, n nosso Pa,trona to de Menores n o P a ri nm gra nde pas!':o da do em favo r do m:1g nu problema da edu– cação das cr ian ças qu e por sn em or– phãos, ou por n e/:{li genciu, ou vicio , c nferm itla des, ou fal ta de reclll' os <los pae&, tutores, pa rentes ou pessoas em cujo poder, gua rda ou c0mpa nhia virnm ou por outras causas, forem entregues êÍS a utoridades judiciarias ou policiaes ou penna nece rPrn na vadi ação e na va– ga.bundagem, pernmlmla ndo pelas mas . O problema em questão é da natu– reza daquell e, que sempre ,Lttrniram e seduziram o nosso espirito :-a educa– ção da infonciu. D" ell e jti, nos hemos occnpado em actos e documentos publicados na im– nre nsa e no Congresso Legisl a tivo do Esta do, desde a organisa.ção systemati– sada da pueri cultura a té o servi ço da hygiene escola r. . Não \·em fóra de propostto, raco rda r dq.ui , qne mesmo em plena sesst°L'.l de 11111 Conornsso de B'.l tT[1.cha - o Co n– gresso th~ Defem Perm.tuente d~1, .-\ma– zonia ,reunido em Belem em 191 3,porque nessa importa nte assemhl éa fo sse-nos con fe rida a honra uc representa r o mu– ni c: pio do Vizeu , t ivP.mos ensejo de a pres nta r uma indi ca çi:LOqu" foi a ccBita, e a pp rovLL<la , propondo ao Go verno a execnção de providencias no sentido de ser sys tematic.unente garnnticla e as– segnrada a assistencia, e pro tec<;-ü.o á in fancia do interi or do E tudo. E não co nclui remos estas des pre– t enciosas co nsiclernções , sem a.ss igna lar que, precisamente , por 111 recer a natn– r eza do ass umpto o lí, a is devotarlo ca,– rinho ao nosso 0spirito, é que o sco·· !hemos para, de a lgu m modo, retrib uir a grata genti leza. do es forçu.do e com– petente clirector do Instituto La uro ?– d ré, nosso pre a do a migo dr. A11tomo Marçal, solicitando, com nma in istencia. qu e devér a s nos capt iv,1, 1 a nos a mo – desta co lla bon.1.ção p3,ra o pres nL n~L– mero de smL revi8ta O E 11 sino. cu.ia utilidade á mocicla.de est udios:1 não pre– ci sa mo. encarece r. LUIZ BARREIROS. l i • 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 r 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 'I 1 1 1 1' I 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 l 1 1 1 'Co njug uemos os nossos esfo rços no s en tido de au x iliarmos os a ltos fin s da «Lig a do Ensi no». deste Estado. 11 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 ,1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 lj ) í

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