O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. Jun-Dez

~~~~~~~~~@s~ge~éB ~- ~ Et?siQ0 Profissiot?al ~ ~~~~~~~~~- ~ ~~~- ..=:-~~·@:.@c~~~=s- • ,-... .,...-5>- . f. . 1 d . . l , ' ..c _2___, '- - 1·atwa pro 1ss10na , a qmr1c a a tf}l:::::::::::::::::::::::::•\J • maro·em das conveni encias mone-- A S CLASSES i11tell ectuaes tai:ias , sem as necessarias exempli-- )1 / s e têm leva ntad0 ul tima- fi. ções moraes e rnateriaes , diga- mente, num surto de fer- me bem, 0 permittir uma pratica vo1· patriotice, digno de intolerave l. :'..,~ a ad miração e encomios, Collocar nesta emer gencia aguei- . em defesa da educação 1es a uem os meios foram destin a- nacional. (____ cios para se elevarem e enaltecerem Pendor brilhante, colorin o id éas, os destinos rl a nossa Patria , é um burilando phrases, architecta qu'ã\ crime, contra o qual devem pesar d ros impressionantes e exp ressivos as mais decisivas e- energicas incre– para combater o analphabetisn10 e pações. dese n volver o estado intell ec uai, Çoncili ar a r egularidade do eesi– ph ys ico e mora l dos nossos conter- no com outra qualquer conveui encia raneos. extranh a ao mesmo, perfaz a pratica Pena é que o ardor dessas j stas qu e._ José Verissimo e outras notab i– de enthus iasmos não tenha attingido lidac es intellectuaes cond emn aram dev id amente as necessidades uo por perniciosa e in admissivel no ensino profissional, pondo-as todas meio'tlas escolas ri gorosamente cons– a d escoberto, como o fez aos dentais tituidas. sys temas educativos, e mostrar .a e/ roceder-se de modo con trar io, 1rntureza da sua g r and e va stidão pois, é fe ri r ou in,erter a ord em em r elação á intimidad e estabcle- natural qa s cousas , pela qua l ell as cid, ntre ell e e a humani ctad e. effec tuam os seus destinos de evo- 0 artis ta de hoj e ou o de am anhã, 1 çã9, e portanto , não deve h aver não deve se r o braço inconséiente, 1:íreferencia ou exclu são de fórmas o cer ebro obtuso, o espírito empe- el e ensino para es ta ou aquell a di s– d ernido, muitas vezes accion aclo cipl ina julgada mais ou menos no– p elos impul sos da crassa ignorancia bre , e que precisa de amparo em ou de influencias incomprehens iveis novmas seg uras e de attencioso aos actos de sua prnpria con sc1enei a. aca tamento. Ab solutamente não se!'á essa fi p;ur n. Assim não seda jus to ao conh e– mentecapta e i11 amolda ve l ao con - cimento das lettras, dos r,umeros e ve ncion a lismo da evolução das ar - el e outra qua lquer di sciplina sern e– tes , desmerecido el as b" nevol encias lh ante, preparar cuidadosamente o _das escol as profissionaes devid a- espil'ito do alwnno e outras facul- mente organiz ada s . clacl es qu.o ~,; am interessar ao seu Adrnittir não precisar ell e de mais es tudo , e .alrs rahir desses mesmos n ad a a lém de um simpl es curso r equi sitos indi spensaveis a sua in s– }Jl'imario ou de um a amesquinh ada trucção , um a vez tratando-se de ..

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