O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. Jun-Dez
O EKSINO 177 ~---~.,._..,.~ ~~ São co nhec idos tae s proc essos sob as designações, r e sp e ctiv ..11n e n– te de s implificação pelo 111. e . d . di~-ectamen te · pelas divisões s 1tcccs– sivas; peh-,s divisõ es por cancc lla– m cnto . Multiplos trabalhos d eve rão s e r propostos aos es tuda nte s , para exe r– cita l-os . E' de bom av iso in s ist ir sob re a con enienc iJ de r eduz ir Ut11 "1 fra cção á s ua exp ressão ma is s im ~le~, que r porque perrnitte melhor a c reança a concepcão d o va lo r r ep rese ntado, quer po1:qu e facilita os ca lcul os, uma v ez que se trat~ d e nurn e ros m enos e levados. Passemos á o utra trans fopnayão. D ada uma fracção, nos é poss 1vel t ransforma l-a em o ut ra , t e ndo d e t ~r– minüdo denominador. Seja a fracçao .~. ; queremos outro e qui val e nt e , ujo d e nominador s eja 9. Fé.1çamos o m e nin o_obse r var qu e mult ip li cando os do is t e rmos . Lla frac çã o por 3, ac hare m o s a !ra– cçã o . 6 . , ig ual á prime ira e satisL1- ze nclo 9 a condição impo sta. . Esse mu ltipli cad o r 3 é fo rn c c1c.lo p e la di v isã o entre o d e no minador escolhido e o da frac çã o cl a da. Pro po nh a mo exe rc íc ios d essa n atureza , faz e nd o se ntir qu e é n e – ces sH rio qu e nqu c ll e sej a multiplo d est e. Abramos a indi s pe n savc l ex.ce – p ção pa ra a by po th ese d e se r s imp l!– fi ca v e l ,1 fn, cçã o ca so cm q ue pri– m e iro urge r edu zik1 á exp re~sã o mai s s imple s , pa ra e ntão ex 1g ll: .ª m e n c io nada co ndição. Exc mpl1f1- qu c mo s. Tran s fo rmar -rr e m o ut ra fracçã o , c ujo d e nominado r seja 21 . _ , O qu oc ie nte el e 2r po r 1:, n ao e inte iro e por isso o a lumno es bar– raria d e e ncontro a grn vc e m ba ra ço. S implificacla a fracç5o, e m vez d e {; te r em o5 7, re mo v e nd o ass im t oda a di ffic uldade : o q uocie nte 2 1 por _3 é 7 e fare mos F igu remos agora o c,~so em _que s e tratcl m d e duas o u mais fracçoes : ..:.. .;;., .! oo r e x empl o, e o denom i- 5 ' ! 6 J- nador escolbidoso. Parn isurner,1 . ist o é, pnrn re - lluzi l- as ao mesm d e nominador, procede remos de accô rdo em os es– clarec i111 e ntos p reced e ntes. 2x ~i 48 ~ = 120 3X 30 no ~ ==!10 .; x :10 100 üx7õ= uõ O Lle nominador es co lh ido deve s e r mu lti plo el os de nominad ::> re s das fracçõ es dadas , have ndo ne~essa ri a– me nte va nt agem e m qu e sep o me– nor multiplo commum. As s im d adas varias !"racções podemos r eduz il- as a um me sm o d c no min ndor) o qua l se rá d e p re re re ncia o m. m. c . dos s e us dc n.om inado res . Formam-se de po is o s re sp ec ti vos nume rado res , obedece nd o os p rin - c ípios est a be lec ido s . . A 's v ezes toma -se pa ra d c no 1111- nado r commum o pro du c to dos d e– n ominado res das rrncçõ s, por isso mesmo qu e é muitiplo d e cada um d e ites. 'lultip licam-s e e nt5o o s do is termos de cnda fra cção p elos de no – min a do res das o utn,1 s, uma vez qu e o produc to d est es re prese nta o quo– c ie nte J o de no minado r cc mmum ar– b itrado pelo da fra cção o pe rada. Escla reçam os com um ex e mplo. S . f - r, 3 ~ epm a s ra cçoes: 6 , -r 0 7 Se r v irá de d e n omin ndo r com - mum hX 4X3= 72. . Dividindo 72 p of 6 o qu oc ie nte se rá 12 , i t o é, 4>-:3, e o mesm o se Llá , 1111dalis 11utfanrlis. com os OU·· t ros de nomi nndo n .::-. •
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