O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. Jun-Dez

O ENSINO J.i l -~~~~~~ l~Lo nrn lli plo das formas, Jas posi çõ ·s 1• da cõr -•s. Ell c mart:a, mede e co ns– lroe, ·1·l' prod11z t· encc lle in.1 entào o qut: a ·omposiçfto decorativa escolhe, prr – l't• re P ,:s labe l(•ce ás rP laçôes do p r n– :amenlo . Ella reco rre a se nsa,_;õe s ru a is subli~ de qu e as provocadas pelo dt' – sen lw dr i1nihl,it0 . Ond e aqtw ll " cop ia, docnni1' nl.1 <\ g uarda , Pil a in ven la ,. r •s um i·. E lia tlêse nYolve o gos to, a in iciativ a, a irnagin açfLO da crcan a; a ugmr. nta a somma da s Yibrações ; dá vida, 1·moçào; cria Pxp1·1•ssõrs 11ovas. Tambrm , desde qu e o a lümno te111 seis annos, lhe Pn s i, wrnos a compo– s ição dr coraliva , sua s noçõ · c l<'m e rr – lar,' s, co111 o mesmo pretexto do <[UI' as oulras di sc ip lin as que d ia veu1 vrnti la r ,. forl ifi car pe la i11 spiraçf10 q11e 1•ngrand l'ce no a lumno. Qu aPs si:10 os nossos me lhodos '! U noc,so pr incipio é dP faz1'r pro– curar uma d1•co1·ação com o a uxi lio de Lodos os dPmcnlos. Pod e ser Lir.1do dos obj eclos usual's de Lodos os geue– ros . Pod e dt•rivar-se de um a rab sco de letra , de al gar ismos, de filas, de um (• ntre laçarl o ou de urna s inuos idade qua lqu er inventada pe la rcança. Basta u izer q ur lod :is as formas, lodas as nnlcri a ·, todas as í'xprr'ssõe pod em serrxp lorada · e lJlll' , desde a sua ma is tenra idadl' , podPmos obter dos 11 ossos ulumnos uma dPco ra ·iw inuilo s implt's com a rPp<'Li<,fLO dP uma flôr, de uma bor bole ta, ,!e um passarn, d,~ um:. concha, de um a fi g ura geomctrica, de 11m bri11<tw~Jo 011 de um obj rc lo fami– liar. Da repeliçflo nós pa -amosá a 1Ler 0 nativa t! da a ltcr11aLiva aoauxi lio . Ac111i a dualidad,• se juxtapõe; Sf' (' )la se sobr,•pô••, t,•mos a mnjugat_; ão . Estt• s qua tro g rand,!s ry lhmos nào mai s uli– lisados ,•m linh as, <'lll fri sos, t•m ord e11 ·, porém <'spa lhad o. , nos co ndu– zc> m ;i d" t:oraçito d:i s s 11p1•rfi cirs, plan tas ou c11rvas, ,_: a hi , o campo dos Pxcrci– ·ios r_. infinit o; 1•111 v1•z de grupar, o alumno pod1• espalhar e subd ividir; po– de manobrar n o dominio inexgo ttavi> I do -; li slr:i dos " das malhas . .\nk · da procura das prime iras 1 in l1 a ' so bri' 11111 tcxlo dado, o profrs– ·or foriwce indi caçücs gt• rac>s no <] 11 a– dro prrto , mo tra por schí-,nas r:ipidos as clilfrrt'11 tl's r<' solucões a cons id e ra,·. Em cer los cu. o PIie fmp fü• o · clr ml'llc tos da drco ração, a form a a u sar ,. u co lora<;ão q11e lh e é nd"quad:i. 011- tras Y<'ZPS co ncedi' li ber dade ú t'Sl:o- 1 ha dessas t rrs [rn srs fund amrn la,•s ii ph a ntas ia. dos allii..nos; ll1 ~s 1wd,· so– ment e de Ih ' suba..Ler d1ver ·os ,·s– boço. cm u rn a <:'Sca la reduz ida ou ell ,, os Pnv ia uo quadro prelo cada uu , por sua v,•z, pc1 ra esbor;aras suas idrc1s, Quando os · rascunhos es tiio e q11 adl'i– nh ados, o professor dis põe• r - cs pro– jrc lo , commr nla-os , co , 1pa ra-os e critica-o · diante de lodn . class<'. ,\ tota lid ade dos a lumnos br\ efici,1 ,·sse me lhodo, porque lraz u 111aior \'ari ,,.– dad" na co ncc> pçüo e a inlt• l'prc laçft<J dos Pxer icios. Se pa sa rn o,; das crean– tJas d1 • onu•. a lr·(•ze an 11 0s , l[ u,1 . cgut•m as classes dr c,!r lifi cado dt' 1•s lu los, nos úe lrPze a dr zr• ,,i s annos, que prcpn– rnm-sr para o dip loma- <'l l' menlar, a~ nossas formu l as dr ensino pr•rma,w– cem as mesmas , por ém a bandonamos muitas vezes a rPpeliçào l' os se us deri– rndo:; , a osc iIl ação das linlm~ 1: das rn a,-– sas, a r• slabi lidad r dos rnlumcs ptda,.; compos ição di ssvmc lrica e a divi sfw i111prP vis l,1 das c•,: lcn õc>s, l' r <! ·ommc·11 - damos as co loraçõ qu r pa rtem da sobria ag uada d1• du as con·s para percorrer a escola illirnil a<la das har– monias brand as e on ora,.; das corrs ro mp lt'm('nlarcs. Como pan, os nwno– rP:, o prof1•sso r cl í'SP nvolvt• a:; idcas co11 1 o anxi lio d1! !inir as<' s ig not~ indi cados 110 qu adro preto. Elle rxcrc il,l o t!Hs11 cr itico dos a lumn os reali sa nd o hons t! mau::; í' XP 111plos, porém é pt·Pr i ·o o,;ei l– lar os P. boços, Pntrr a nni fo l'mid ada ,, a div c• rsid adP, Pntrr o í'qnilibrio "o d 1".;- 1•qui I ibr\o; ~l IP inlcrroga, faz achur p1• l11 ,;r n a ud_1lor1 0 ? utrns rxc_rnplos, clq>ois dá as duncn sors do pr0JPt:l o a rx,•1·11- lal'. :\ lt a. bilidadPdr• asprorli11·c:õcsm11i- •

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