O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. Jun-Dez
• ]04 • O ENSINO Dá-se quase a m esma cousa com o gr ifo, versa l e versalete. Mui tas vezes a ctespreoccupação d'espirito induz a u sar-se destas let– tras, por fórma a n ã o reparar pos– s uirem as m esmas, tanto como os demais signaes typographicos, attri– buições proprias e muito distinctas na composição. Especialisando o g rifo, que é por excellen cia a lett~ · com que s e de– verá destacar a:!"'pala vras de senti– do pejorativo, poderá prestar gran– de u tilidade /'no realçar de certas palavras ou p hr ases que cons ti tuam pensamentos ou idéas d'outra pes– sôa, ou desempenhar outro qual– q u er emprego, sem prejuízo da sua essen cia oü. clarez a d'outras idéas. Embora vizando o utros fins, o versalete obedeceu a s u a organisa– ção de dar um certo gráo de re– a lce ás pal avras ou pbrases dese– jadas em destaque, sendo nesta mesma acção secundado p elo versa i ou qualquer outra lettra que pro– d uza maior realce e melhor effeito. Reparavel procedimento poder– se-i a ver ificar pelas vezes q u e se tem encontrado estas unidades da com– posição typographica , postadas em lagares incompatíveis com as suas devidas obrigações, e formando um corpo um tanto desharmonico, como se houvesse um proposito ou uma neceasidade se o fazer assim , ou fosse dado a alguem executai-o sem incidir em recriminações ou em des- prezo 1amentavel. · Assim como a existencia huma– na necessita para se poder elevar, qualidades apropriadas que lhe pos– sam proporcionar esse meio ascen.. dente, do mesmo modo a arte, que obedece relativamente a essa mesma linha de evolução, não conseguirá prosperar se não tiver a animar– lhe factores essenciaes á sua devida organisação. Desta maneira, nenhum resul– tado satisfactorio sE:ria possível ob– ter-se na confecção da composição sem cogitar, por um modo intelli – gen te, o meio de respeitar todas as suas particularidades , de molde a dar a cada palavra ou signal, in– terpretações as mais distinctas , ma– xime, no concernente a títulos e subtítulos, os quaes devem ser dis– tinguidos com typos differen tes e especialmente escolhidos. Vicente .Silva ===========:========:..======-- -- -==:!:: « O problema da educação da vontade â um problema complexo que dependi; não s ó da educação physica do individuo, mas da sua educação in tellectual. 1l educação physica , os jogos , os s portes, a gymnastica, teem uma pod erosa influencia sobre o desenvolvimento da attenção, da vontade e do caracter da creança. 1l hygiene corporea é absolutamente indispensélvel. Jl energia physica â uma condi– <;ào essencial da energia morul. 1l energ ia da vontade, da von tade perseverante, im– p l ica a possibilidade de long os esforços. Ora sem ,mude não ha esforço,- duradouros. E a saude não se obten~ sem cuidados hygienicos quanto ao regímen a iimentar, ao ar que se r ·espira, ao repouso , a0s e xercícios physicos ». :===:;:===:::::==============--=-=-=--=--===--= ============
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