O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. Jun-Dez

·102 O ENSINO ~~~~~----~~~~~----~~~- Ensino Profissional Notas sobre a composição typographica ., Outros pontos caren tes de a lgu– mas observações, mesmo um tanto ligeiras, exislem quanto á divisibi– lidade de palavras e diversos si– gnaes ou lettras empregados na composição. Segundo a existencia de a lguns preceitos os mais conceituados, te– chnologicamente não será permit– tido no final da linha, syllaba infe– rior a duas lettras, e tres no prin– cipio; dividir a palavra entre vogaes ou de modo a constituir vocabulo indecoroso, e faze r- se mais de tres divisões consecutivas. Ainda em obediencía a essas mesmas normas, jamais se deverá partir abreviaturas, taes como S. S., V. Exc. e ou tras semelh antes, nem isolar da mesma linh a aquellas cu– jas respectivas designações expri– mam nomes de pessoas ou cargos. Dest'arte , abrnviaturas como: I llm. Snr. Dr., Dez. 0 r, Ten.te, Cap., §, Ar t. e tantas mais. não deverão occupar linha differénte da qua l fa. çam parte as palavras a que ell as se referem. Não seria demasiado affil'mar havér na restricção destas observa– ções. medidas como sendo um nível conductor de difficul dades ta lvez mai9res que as determinadas pela -d irecção do espacejamento , quando aconteçam ser executadas em com– posições muito acanhadas, sem mes– mo levar em conta as vez es em que ambas estas disposições têm de avo lumar essas mesmas difficuld a– d es pelo ,lttri cto occasionado d a II impossibilidade de conciliai-as ao m&smo tempo. , Admittindo-se mesmo alguma co– incidencia feliz em se poder até certo ponto respeitar semelhantes normas, na maioria das Yezes é bem provavel que se não possa attendel– as, partindo-se a palavra ou remo– vendo-a desta para aquella linha, ou vice-versa , sem causar, alem de um trabalho quasi nada compen– sador, grande escassez ou abun– dancia demasiada de espaço entre as demais palavras. Em taes casos, essas deficiencias ai nda poderiam ser r emovidas dan– do-se a possibilidade le se podei· recorrer um pouco a composição em certos loga res, e de modo a circum– stancia do trabolho permittir a lg u– ma delonga, para q ue se não o po– desse perfilhar em con<lições abe r– rantes ou acontecesse partir qual – q uer palavra ern cond ições incom– patíve is com a estruct.ura da língua e da esthetica da arte. Todavia o caso presente é da– que ll es que parece peccar pelo ex– cesso das excepções, ru as não deve desv irtuar a sua essencia, quando elle tev e oor fim não permittir o bnrb:uismô do esphacelamento de certas palavras ou dissyllabo~, f' evitar muitas outr as irregul and a -– des da composição. Longe, porem, de optar pela in– fracção ou pela conservação re ·– tricta destes princípios, toda vez que não respeitar as necessidades da es th etica ou a essencia moral

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