O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

.. O ENSI.\'0 75 e mares, acompanha, gládio em pu– nho, as famosas legiões garibaldi– nas, até Camacchio, onde suecum– be , afinal. .. De onde saem esses finissimos tecidos de seda, essas aclmirnv eis rendas de Chantilly, de Bruxellas, ele nu Puy, ele Valenciennes, algu– mas elas quaes levam annos a se!· feitas e ultrapassam o valor elas pc- dras preciosas? De onde saem as coisas mais subtis que perfumes , mais delicadas que flôres, mais pre– ciosas que diamantes? Certo. el as mãos pintadas por Corregio e can– tadas por D' Anunzzio. Fevereirn-1919. IVIeeenas ~oeha Excerpt0s de, relat0ri0 1 J .. 1 1 .. 1 I 4 1 I I I 1 ... ~, . .., . ... . ..... ,, I I 1 -~·~ ~~ apresentado pelo dr. Manoel Lobato, fiscal do governo, juncto ao Collegio Progresso Paraense, ao sr. Oirector do Ensino Primario, em agosto do anno passado. E' n eccss,1rio ,1rLrn car o n o sso pr u fe s so raclo á timid ez, CO l_1\:id'.111- d n -o a s,1bc r agir co m m1 c 1[lt1\·a propria e a p e rsonalirnr-se . E' ess_c um d o s po nto s qu e m e parece m ch– g r: o s d e t o cla a att e nçã o, num p;1iz novo c o m o o nosso, 111 ,is ond e os rdin ~iros proc es so s pe d ,1g o g icc s fi– ze rnrn d ,1s c r c,111ç8s um in strum e n– to pa s si ve. De pe qu e nina s , se m um g ui;1 intelliire nt e qu e lh e s e ncmni – ;1h e e d cse ,~o lva a YOnt:i-! e . se m a int c 11 çfío 11 ,1 \'id,i d e qu e d evem ha s– tar a s i propri as. po is nã o sã o mais d o qu e " h os pe d e s na c isa patc rn ,1", R es pe ra d e se acclirn ,1re m e dese n– \' Olve r c m p ,1ra o munJo - ave s ca r e – ce dora s d o ninho e do céll o r d ,1s plu– ma s alh e ias, e mquanto n;i o lh e s na s– ce rn as pro prias - íornwm-sc umas c rl·aturns apathi c,1s , in c8p,1zcs d e u,n.1 d e ci sã o ! O amo llccimc nt o do c 1rn c t e r, de qu l' n o s ,1ccu s,1111 o s nó s e m ,1i s :iin ~ d ,1 nos a cc us<1111 os o utros, v e m d ah1 de o ::, p,1es proc ur,1rc rn subs tituir o s filh os c m t o dos os ,1c tm, d e qu e d e – viam :,,c r ,1pcn,b o s g ui ôcs s ,1g.1ZL'", o s provocado res dis c ret o s , d e m o d o qu e d e ix8s se m nos filh os a co,wi c – çã o da e spo ntan e itL1d e d o m o \'ime n– t c•· Ch eg,1 do s :1 esse p o nt o . lrn ne – ce ssida d e imp e ri osa d c prepa ra r os prof~sso res: ~!e semh a r,1ça l-os p ara o miste r no hi11ta ntc , p o is q ue a nos– sa r eco n s titui ção soc ia l se impüe na h o ra actu a l e e lb t e m d e se r i n ici – a da co m t ocb a p ccs t eza . O c 11s i11 0 primario .-Os dois prime iros ann os ci o cu r se i n ran til estão a ca rgo da professo ra Lav i– nia Lima. O tr,1halho qu e d e via c a– be r ,tos cuidado s m a t e rn o::;, d e e du– c.1r o s se ntidos a os m e nin os, p,e– ~"' a rand o -os pa ra os exe r c íc ios cs– co l;1re s , e ll a os s uhstitu e com um L1 c t ~ ex trn o rdi,rn ri o, pc·rmitti n d o ,1 1111 c 1'1t1v,1 ao .1 lu m no L' L·ond uz i ndo-,1, c~m rn_te r esse ,10 f"i m que se p r o– po c . E a co llcga m a is \'C lh ,1 d e t o da s . C~m10 j:1 íi co u dito, occu pa-sc Lk :,,c r ez 111h os, 11;1 m a io r pa rte d as \·c– zes, sem _a 111,1is li ge i ra disc ip l i11:1, \"O lun t ,ir ,o"o~ q u:1s i s emp re, L!L'Sii,1-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0