O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
todo ouvid os; todo olhos; todo mai s p a r a nos ouvir, nos ver e nos g ui– ar, como se n ós fo ssemos ap en as uma r écu a d e cegos . e ell a . só. a illumin ad a fe liz . A ) t ESTH.\ , ,-o]uçand o: - Não foi ta nto assim! Yo,m:-, a um Ü' 111 po: -Foi ma is a ind a ! A P IREl"TORA, cnc r~ica: - S ilencio ! Acabe Sr. advogad o ! ROBERTO: - F oi es te o mo tivo por1Jue n6s com simp les jogos .el e espirito– cousa com q u e p ens amos - s<> d eve cultiv a r , tambem, o espírito à as cr eanças, a c0r carn os e a confun– <li_m?s. no in tui to, apen as, d o lh e mm1strar uma li r,ão do mocl os tia <> de lhe ens inar a p r atica r a qu ell e bell ? a d agio q ue h a pouco tempo o uvimos aq ui. na su a aul a r epeti– do e a n a lyz a rlo - () saúio .<1a hc que p ouco sa br' ! Ouv ida ag·ora a noss a defesa pode nos j ul ga r n a r asão d o nossa cul pa q ue prome ttemos nos suhmnt– ter sem revo lta. . \ IHHE<'TOH ,: , <· di1·Í!:;inclo l'ill'fi Dulc:c: - Quf' rl iz ag·ora a minha <; uh- s tituta, mis ta cadeira , cm r epli ca a semC'lhante defeza ? Dn,cr-: tendo e nxug·ado as la– ~nmas: - -Üi g o. Direc tora , que sendo a prime ira v ez que occupei tão insi– g ne Jog ar , de a substituir . me sen– ti , como não sei. cega ou deslum– brad a do vaidade , <' me tornei , é certo. immodes ta e mesmo pre ten – ciosa , affirmanc.lo qu e tudo sabia , quando , em v erdad e, cm · relação ao <1ue d esconheço bem pouco ou nad a sei. Os meus condiscípulo s , então, com muito espírito me deram uma r eprimenda proveitosa; riãolh es qu e ro mal por is to : mas antes p e– ço-lhe para a todos perdoar . por– r1ue fi cando &qui para ens inar, fui eu el e fac to , quem rece beu a li cc:ão. .\ l>IRE( T O!l .\ : - ::'lfuito b em! muito b om! es tão p erdoa dos : mas venhnm todo s Lci– j ar a test:1 e t~do s aper~ar a mão do minha quenrla ::\Iestrmha , que . com es ta acção, acaba d e se elevar aind a ma is no meu con ceito <" no meu amo!' . ( 1 reio lodo s hC' 1j'ar P aperto I' 11 nú io cl('; nnla). FDI l i 1 1 1 1 1 1 I I I J J J J J J J J J J J J J J J J J J J J 1 1 J I I II I I 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 l i "Sem educação , no se n tido amplo da palavra, é que não se póde comprehender civilização nem grande povo. E se não se póde compre– hender paiz civilizado sem educação. como explicar um governo repu– blica no q ue se não preoccupe de educar o seu povo? Principalmente num m ome n to em que a salva ção das patrias está. sem a menor duvida. na s ua ca pacida de de realiza çã o e de defeza ! "
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0