O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
• O E n s i n o :1~:{ ~~~~~~ ÜCTR.\ ALl:)l~A: - E pelas proprias mãos! A )IESTRA , colericn: -São todos uns doutores! Uns Padres-Curas ! - para assim me in– culcarem conselhos. Não preciso de licções de vocês! Sou a mais ade• antada, a mais ... illustrada , mes– mo cio Collegio ! Durante muitos annos ganh<'i premios e mais pre– mios ! Cheguei, emfim. nesta posição de poder substituir dignamente a Professora e não posso ... (dá nm m.urro na Jll<' za ) não admitto ser assim ludibriada, escal'necida! (Cho– m limpa os ollws). Ro1rnHTo, 1t parte: -:\Ias deYia SPr mais moclt~sta ! - Que <liz ! RonEHTo: - Digo 'l_uc a senhora (, tão il– lustracla quanto modesta! A )IFSTH.\. rrflcctindo: - Sim! ... sim! ... modesta! ... .\h ! eu si falei nos poucos mereci– mentos que posso tc,r não foi por vaidnrte, nem por ostentn\ão. nem por orgulho, tão pouco quiz vos hu- milhar; si assim fal0i foi ... foi .. . (procurando o 71rnsamrnfo1 foi .. . para vo!'l estimulai· parn vos mos– trar em mim (mesmo <;em m<'reri– mentos) ... IJ~IA \Ll m,.\: - -:'\ão apoiado! .\ "Ef;TR.\, C'OIIIÍlllllllHl o : - ... para ,·os mostrar eom o meu lrnmilc!P (•xemplo ... Ül TRA AI n1:-,:,\: - -Kão apoiado! .\ ,1Í.:sTnA : - .. . para ,·os mostl'al' quanto • valem o estudo. a appli cação, o hom romportameuto. Chega-se depressa onde já ch e– guei. Agora , deixar-me enganar por vocês, é que não posso admittir sem me revoltar! Em primeiro lagar represento aqui o poder, a autoridade, a .. . magestacle, mesmo ela Professora ~ Deixar-me supplantat· , humilha 1·. por vocês é que não! Não conhrço. entr0 todos , n,,_ nhum superior a mim. nem p elo preparo, nem 1wlo espirita, nem . .. nem ... pela arguria ... U)IA AL\ 1 .)IX.\: - Oh! isto não. rom ce rtez a ! .\. )1 E:-;TH \, con,· il iadora: -Bem! acabemos de vez com este triste inrid011te ! Xüo o r epi– tam! E eu me romprometto a nada dizer ú Professora, comtanto quP vocês entrem na orclrm e se com– promettam a me respeitar! VozE;:: - i\Iuito bem~ - Retorno ao meu lug ar, á mi– nha autoridade! e estou prompta 1~ara responder a qualquer pergun– ta, a tirar qualquer um de qual– 'J.UCr diffirulclade. 0xplirando gram– matica, geographia, historia, a1·i – thmetica, qualquPr problema, em– fim , de qualquer rliseiplina . Como sabem, fui app1·ovada com distinrção <'111 tocl:is as materias. Grammatira -~ - quP d<'s e>jam ,·o– cf>s sab0r ele grammatira ~ .\rgúam eom franqueza, spm C'(•rinwnins . Es– tou prompta a 1·<'spo11der: suus t: rn– tivo, adje<·li\'o , p1·011omp, Yerbo. :.i d– \'Prhio ... Ho1:i-1rrn . i11t <• rrom1•t'Jl(lc: -- Bem, Profe~sora, r0spo1Hla-nw : porqU(' <· que não :w diz 1•abio P sim, rcrbn ·~
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0