O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
< meras co m mi ssões t ê m s id o c rca clas e fun cc io n a m c m q uas i tod os os Es tados d a U ni ã o Bras il e ira ; a ca– pita l d o P a iz, sa n eadi ssi ma, lem as su'Js zo n as s uburba n as e rural aqui– n h oad as com uma nurn c:ros iss ima co rnmi ssão d e sanea m ento : o nosso , ·is inho , o t'la ranhão , ta mbem fo i co nte mpla d o com du as mi ssões mc– Li i cas . A Amazon ia s o m ente, não te ve ,i t ~ o prese nt e um o lhar el e comm i– ~c ração p ara ns s uas in fe li c id ades. O s p o d l' r cs cs tadua cs, qua nd o podiam , proc u ra ram s an ea r a nossa Lapit a l da fe bre a rn a r cll a e d o im– pa ludi s m o. Ju g uL1d a a prime ira, cm be n e fi c io d o s n osso s creditos de ci– d a d e c i,· iliz,1da, fic o u o segund o e o utra s c nd c m1as m a is . pa ra anniqui– la rc m a n ossa infe liz po pulação C c rt_o qu e . o a ctua l gc ,·c rn o pro– c ura c uida r d o pro hlo rn .. t do sa nc,1- rn c nt o d o n osso Es t a d o, m,1s fnlt.1 - lh c o prin c ipa l na s itu ação a ng us– tiu!:>a qu e atra,,css a m o s : o dinh eiro. Di g n o d e t o d os os en co rni os C:· a c ruzada a b e n çoa d a d o meu not a ,·c l co ll cga d o ln s titut o d o Ri o d e Ja – lle iro, procurnnd o d e ma ne ira e iTi – caz pro tege r aos peq u e nin os hrns il e i– ro~, d esd e o b e r ço nt é a pu[, e r da de. Que ve nha . o m a is brc \'C~ p oss íve l, cs::.,1 sant a mi ssã o , n ão some nte p:-ira o s ul _dei_ P '.ti z, _mas pa ra t o da :i po– pul aç a o 111f a nt1l hra~ il cirn . _A b rangend o um pr og ram m,t m uit o co mple xo, cuiJar. cl o d e cc rc.i r a n ossa inl:rn c ia d e t o do o co n for– to e gnrn 1 1ti ,1s d ,1 lei e da sc ic ncin, p_r o~ u ra nd u a mpa ra r a crea nça bra – s 1lc11a p o r t o d os os me ios ao se u a lca n ce . n1 c r cce o De pa rt a me nto d:1 C r ea n ça <> a p o io in ,ocdi c io na l d e t o d os aqu ~lks qu e tra ba lh am pe lo e ng ra nd cc rnw nto da nossa pa tri ,1 O c.1p1 Ltl h o m e m !:-te1npn: rc pr,' o Ensino 303 se ntou , e h oj e ma is do qu e nun ca r ep resenta, a ma io r riqu eza de um P a iz. Ava li a ndo - se, pe lo ba ra to , em 100 mil os me no res qu e mo rrem a n– n ua l111entc no Brasi l, e J nnc.lo -se a ind a de b,.m1 to uma méJw de 10 co ntos de ré is pa ra ,·a lo r de ca Ll a um se r qu e se pe rca na infa nc ia e qu e não p rod uz pa ra a riqu eza nac io n::il , Ye rcmos qu e o nosso p rcjui zo a nnu– a l cm ,·idas é de um . . . . . . . 1 .000.000:oooSooo ré is. O programma q ue o ra se cs huç,1 ,thra ngc t od:1s :1s gurn nt i,1s poss iveis : d c:,dc a p ro tccção e ass isten c ia ú mulhe r g r:t\' ida a tt.'.· ós le is regul a – doras do traba lh o da infanci.. t pob re e cui tLi dos pa ra com os nienorcs aba ndo nados . um po nt o , dos muit os d e qu e t rn Lt o hem cl abo rc1 do progr:i mm a d,1 g rnndi o:,a ins titui <;.iu. nos ch,1rnou ,1 att c nç::io: .. t re uni ão de co ng rL'S::ios, o nd e me lhor se rào c o 11ltL·c id as , es– tud adas e c uid<1d as ns neccss idad 0s de c.1 dn reg ião. A co11 Yocação d e um futuro co ng resso para o pro– ximo mcz de julho do a nn u , ·imlo u– r u na cn pita l do Pa iz. trará ce rta– lll c nt c y ._111tage 11 :, in cstima , e i~ pa ra u ml.'lhor d ese mpen ho Lla rota tra• ça da . i\l uito teri a lll us a Ji 1.cr ~o h rn a obra a ltruí s ti ca de .\lo ncon o Filh o, _j11l gu mos po re m q ue . esta n1 o d csta a prc ci nçã o . s in ce ra l' d c:--nt.1,·iada J c esty lo procurou , embo ra a pagn – da me nt e, d efe nd e r o s inte r esses \'Í· t acs Ll <'::it e infe li1. Ko rt c, c nll'ado de todos O!:i tempos c pntri o ta s in ce ro d e to dns a s e pocas. Dr. Ophir de Loyola. 1 >i 11·t tor .i,, }n .. t 1t11 10 d, · Prot,·, •.•"' ,..\ .. ,1... u.•nt 1.1 :'1 1 nl".rnt i;t do P.1r,i. 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 11 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 «A vida í!ommum com suas necessidades, seus deveres, seus cuidados de cada dia, offerece a todos numerosas occasiões de adqui– rir os mais preciosos conhecimentos. .,
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0