O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

'.!ô • O 1,;:s~ l :-;o ~--~-------~--..,.._...,----.,,-...,...,~ ------ --~-#~- -·"-"',,.......~--- --'" mas,· impondo-se o incremento da formação espiritual do infante CJ.Ue dispondo de. uma solida cultura po– derá de futuro exercer a responsa– hilidadc ou defeza do solo Patrio. O professor ó um missionario e ::;úmcnte cllc- pódc preparar rom os seus ex0mplos e a sua pala n·a un– -~ida do paternal affecto, o mo1·al das 1·1·ua11l'inhas que serão os <'sla– tlista . .; do nmauhã. ('011 ,·idomol-o a descmpl'1ilwr a :;ua missão el0Yada e nobre e. es– tauelecendo o ensino obrigatorio eomo preceitua o noYo I:egubmento, teremos após alguns annos uma po• pul::ição consciente dos seus direi– los e dcn•r(•s, fortP. c·oh(•sa e valo– rosa desdP o 1:oru?111·1 ·10 ('huy. Thon1a :c. ~I unes Et)sit)o Profissioi,al , 1'eusamo11to philo,;ophko nl'fir- 111a s1•r a dür, das exrntoncias a:; mais positivas do nosso alien<:oaclo t'OSlll l • pois ({lH.•, (lp:,;(\(• O (•spo11tal' ao diluculo da vida, dia sc-gu1•-a JU(l' Í-J>OSS/(. • l'l'i11cipalnrnntc 11as !netas tran1 - da:-; c111 prúl da penmnaliJadc indi– vidual, Jll'Oclm:indo a::; mais fol'IC·:-. vih1·a1;i10s cl<' i::entimentos, al'dC!l\tc•s d('8l·jos, alogl'ins as mais dulcifi(·an– lf's, de: pl't'IIH'ÍO as 11101·tifi1·a11ti•s ,·1111t1·:u·iC"dad1•s c•spit·itun,\.;, a do1·. :1111<• o.;· impulsos <la 1·on~ciP11<·i:1, :1s– :-.1tmc• 1·011sid01·,1 H .•i ti allu1·ai-;_ E como o &oi qun c•n,·in•c•e a:-. planta~, <'l't1sta11do a::; suas mimo– :-.:1s folhai,; e flon•s, 11s mais n11ligas, plll':t 1·1•staura\-as tH)Ya111e11t1!, assim, <•:-.s1~ propuli-;01· 1·011.--idC'l'a VC'I da 1•li!– ,·:11::io hun_1a11:1 . a dor, :1e:ompa111ia 11 - do-a de \'H'lor 1a <'Ili Yil'lnl'ia e dP dc•l'l'ot a cim clc•t'l'ot a, a ll·a ,·0ss.1 11 11 11 l~11ta H 11 .-;sonc·i:i d•o :-.Pu c·o11di1·io1 1 a– lr:-1110 n as s11a..; i11fi1iidadPs 01 . .,a. 111 c·a--, 1_1:11:a c-Jpntl-a ad11tirn ,·.,f m,,~tc• n d11p_1·1111d-1~ no nltirno gr:ío da s11a ospi:c·H·, v:~1 :lll•fü do i11c·<•1·to l' ilo il!1ndos11 f1X,ll' a :-;11a 1110,·ada . d1•s· n~uia _cl_as luz,,,.; dos 1•otdH•1·i111·C"11t1,s s,•11•11trflC'os , 0$ l\'tAhDIZENTE½ llc·~sas inso11daveis profuud1 •1.as, a t>1·ali(·a 110::; s0u::; multiplos raios de• acdio, u tlH•oria expraiando-s1• :is lon 11 i1111uas t>lacras do ckscortl1t•- ,., h • . !'ido, (• po1· n•zc•t-,, do i111ag1nar10. ap<·11as fo1·1w<·<•m urna palli(,la i11for- 111:wiio. .\ ,·id:t . 1·11ti"io. 4'111 todo 11 ,;c>u grn11diosCJ. 011111ipoll'llle O de~llllll hrn11t1• <•:-;t1:llal'io, do 111od.> 111a1s 1:la- 1·0 1· positi,·o. appan•(·1• 1•xpli1·:ula 11P~:-.:h 1k1res la11c·i11a11t1•:-; «' 11c-s~<·s '-:C'lllidoi- i11t1•r111i11a ,·l'is, (•,·olndos no <•sp:wo p<·las Yihr:u:<11!s 11H:talil'as, que s" d1•:-.ÍC'1'1•111, apús a d1•s111tcgra- 1:iio da 111at1•1·ia querida. I ◄: ,:rnqnanto por 0st1• 111odo ope- 1·a-:-it: o i11t·oinp1•p)l('t1sh·c•l <' fatal d1•stirw da 11:1turc•za, oi-a adon1,1do d,· purns ilhtH<t<•s. (' 1,11Lras ,•pzc•s on\'ol\·ido c•111 tr·a11ses o amarguras, ,l:'l-sc• a ,·isiio pris111ati1•a 1•111 que·, 1•x:rl1;:111do-s1• alguns C'Spiritw-1 aos ..;C"us :1111l1i1·io11ados dl'\":td1a11-.; (• <'Oll· s<•1·,·:111d1H;e outro:4 1•111 111•r·p<•t11a <·o- 1·a111ta ftlll'<'1·1• ol,:-:1·1•,·,11· s1• a.-1 po– dPr'o:-.:;s a1·1·1-ll'S i11díYid1tal's :-illpplau– laclas p,-1,;s :-1•11s niai-.; i11fc•rior1•s e• 111 li 11 • 11 t Oh. i > i11q11·n,·isto, o i1T1•du«-lin:I 1· o i111•,~11lt:l\' l•I P :ÍII S('lll(>l'<1 ;,e., llH':-.lllllH •

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0