O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

• 1 • Obrigatoriedade do ensino --------------- ;\'ão me proponho a an~lysUL· ? novo fie<rulamrnto do Ensmo Pn- t, d . mal'io, cujas v:intagens pe agog1cas [oram reconhecidas e proclamadas prlos competrntrs no assumpto. ~estPs ultimos annos de \"ida ad111inistrativa do Estado. exposto ús vicissitudes de uma crise ecouo– mico-finnnceira bem g1·ave, é notn– n :!l a indifferença, resultante de ac– <:ÜO do <Tovcrnos transactos, dos 4 ue moirej~n nn burocra<'ia estadual , ,lesilludi<los do exito de 11unesrtuer teutativa8 qul' visem o e11g1·111ule– "i111c1 • ! ) da vasta l'(lµiiío :;Pptcntrio– nal 0111 que vivemos. Foi as:;;im. num amuknte de os– prdutiva e <k' silencio, que surgiu a novel lei do ensino, consiue1·ada prlo~ pcssimist~s 1:omo a sequencia lo<Tiea dr a11tnnores reformas. ,~,:\lal rccel,ida l' ,:omnH' ntadn, <•lia \ '[W p1·1><ligalisando, c 11t.i'l'l:u1to, uma ,-,: ri<~ dc> ben<·ficios. alvoro<:ando o profo:-:,-orndo puhli, io, que o gesto imporioso d0 um dP~pota atirara nu111 vcnladriro 111nr dl' lngl'i111aR o i11 fortunio~. 80 outro llloti,·n não <ixistisi-;e pum n •co111mt'1l(lül-n ú co1 1. id111·a1;fío d11 · npo:-;tolos do <'11 s i110. hn stnria a 111·c- •'.<'1'U pa<:fio dos l<• g1slado1•e,- , qUI' a lfl 1h1ra do l, :do r<'g11l:111w11tar fnz ,·omprohP1Hll 1 l'. 1111 gan111 ti I' ao pro 1'1•:--::ior .º ,·1llor 11Pg ado p1•la :, <'Xti11 - d 11~ l1:1s._ la, :ulla11do-lh 1• i11 g n •sso :'1 s ,•0 1111111 Hfil ,o;-, 1•11, ·1 11 ·1·1 1 g ad a::-: d, , d, ,J i l11 •rnr sohn• 1H rn ag 1111:- i11tt11·t•SSl· :-– do P1: s i1w. mi11r. ~luitas das suas clausulas não th·eram applica<:ão. Haja Yista para a que cstatue u ohrigat9riPdade escolar . Ao que _mt'– conste. jamais foi tornada effectin1 essa cxigcncia l< 1 gal, ile que, a rn ou \'Cr, depende todo o Rn<·<·osso do ensino primario. Xüo fomos nús, humildes pro– vincianos, os creadores de;;sa ne– cessidade em matel'ia de educa<;ão infantil: clla nos veio tio mundo <"ulto debatida e aecciln, acornwlhuda como elemento imprescin<li\'el de prog1·Psso na [ol'lna<:ão dos po,·os, que Sl' \'ÜO succellcndo, visando um oh_jertiYo altamentr patl'iotico c01_no SCJll e preparn intcllcdual e phys1ro das 110\'a:-1 geraç;i',es ... Povo srrn <·ulliYo 11ão C\'olut->. .\ horrcn1la catastl'oph<', que aba– lou profu1Hln11w11I<' o oro·anisnw po· litieo l' so<'inl do mun<lo europeu. attinginclO-llOH ('Olll () Sl'll ('Ol'll'jO dt• <kYasta<:iH!S l' 1·ui11as. tl'OllX<'·llOS a mnis s:.ihia das li,·,J,cs, deix:rndo-110:-: de olhos alwl'tos para l'l•:-:ol\·er p::;s<· prohl<'llHl d<• cnr:wt<'r uq:.~cnto . s,· 11ão qui1.t•l'mOH d<'monstl'nl' :1 fru – qu<•za d<> 11oss:1s fon•ni,; ,, a inapti – dão <1,, 110:-Ra 1·a,·a . ' <'omo attingii'· o maior g1·:'tu cil' ciYilhm<'i'io, ,·omo impor o nosso ,·a– lor <' -.nbP1·n11ia dPnlltl' <la n11tuos:1 <·irra dr• :11rnlphalH,'1os qlH' infrsla OS 110;-.S0S i, (•1•t,-,P"I °'! < l :-; 1·1•g ula1111 ·11t o;.., su 11, ·1•io11a do ,; t 111 •: pu l'l :a 11 :i o 1·n111 ota ,\ d e• ex i: . 1 1 ,w·,11 Ppli l'111 P1·a , 1 xi . ti1 ·n1n ;,, uu- N,io Ht·r:'1 ,·0111 pal:1\"ra s 1·c•p;ts– sa<1a s d,J 111'(lor patriotil'o, 1•011\ Utll )lllllhado dn flun•s (/r; ,·,.f/,ori1·11 qtll' l'.'l'P111os " " Pli111i11m· o a11 rilphnl w– l1. 11111 ti o :1111hi1• 11 tP s,wi al dP 110-. ... 11 p :tl l io

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0