O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

1 t Classifieação das seieneias \' Ao terminar este rapido bosquejo cios principaf's systhemas de rlas– :-;ificação clns sciencias. rnlcve-so-me dizer do meu modo pnrticular de encarar o assu111pto. Rerú ht't'\'e re– paro, clespeado de prot<'nsi"',es ou– trns que não a <lfl pôr 0111 lottra de forma o que hei eolhido e assimi– lado no longo o afanoso labor de ,·ersar, com diuturna mão, os pion('i- 1·os do progresso int('lloctual da hu– mana gente. l'rge declarar desd.- logo. que syntltcs0 de tan1"a montn u:1o clei– xaní. jamais dt> t,Ol' pro\'isoria. fü_,_ p1·esenta d0 111ancirn palpan>I um ponto do \'istn subjt'rtivo, instavf'I. de ondo ::;o busca al>1n·c·ar <' <'Ompre– hondcr o uni\'Cn'80. 0111 dado 1110- mento da evoluc;:1o da ('ilpccic> .. Systhema de cla:'lsificaçi'io (>, t•m meu ·fraco t.•11t1111tler. o prisma suh– jectivo, atr:wpz do qual a humani– dade assisto dN,dol>1·ur o drallln 0•1·nn<lioso dn vida c·os111i<'n . . ~ !~' por dPmaiH lidn P sabida a l'ormula d(! Comi(': O <'Hpil'ito hu- 111n110, em mm·chn progn•i:u~iya, pas– sou do rslodo lhcolo!fir-O parn o 111f'laphysieo o attinµin hoj<·, pll'lla- 111P11to; o n;fwlo posilil'o. Hom entrar na ap1·oeia(,'àO do vu– lc'>i' da eôlobr<> !foi dos tn·s 1·sfw/11s, 0 quo ahi n'salta i11<"ontt.•8tan1I, a r0<"la111a1· foros d1• axioma, <í qm• o momPn to adnal u:t0 L'OIIIJIOl't n. ou Iro 111nclo dn JH'l1Slll', a n:i.n Sl'I' () 1110110 de• p1,11sar positivo 11:1 phl'llt-,P la– pidar <lc• :\lill. E n:-1 ultimas t1•11d(•11l'iaH para o n 1 !>Ul'gi1111•11to da mPlaphyRi<·a, .-sho- 1.:1u\11s t>m Fra11c:n 1•om Fouill,;C' c 1 Her– ••so11 f' trn Al11,111n.11hn com \\'1111(11. ,... 1Iartu1a1111 o outro,;, püc ern rl'le\'O· Pilas proprias, a suporsah11·a,ilo po– sitiYa do espírito 111odPr110. DPlatam o esfol'<,'O tit:rnieo, a hahilidndo S('lll pur de pcm;adorc•s d<' "elit( 1 '. no afan de <lissecar o .lbsoluto, <·om o espalpPl!o cio mothoclo inductiYo e traduzil-o. ao l'inal, l'lll li11guago111 positivn. Em (tUC' pese ao rntulo pomposo, chame-se "Id(1a --For~a''. "::\'"oume– no''. "l1H·on::,cientp", o:'\te Willc 2u11 f,ebr11. 0ste R'!rw T'ilol que sr> O<'– culta :-oh o fluxo co11li11uo dos phe- 110111enos, no l'l'Uza1· os hum ln·a1 1 i,; dos laborntorios, para sr1· eotH'C'bitlo, pensado, analysatlo. Pstudaclo cm– fim, d(•spe tiio Pxtr::rnha 1·oupagc~m e (•ahP sob a nl<:ada do pl'ineipio da l'elatiddadr>. T1·:tnl'.lmuda-s<' <'Ili plw- 11011w110 ( '011hl'l'l'l' t'· 1·0111par:u·, assimilar, <'l:u-,sifi<"ar ! Pr11s<'I' c'esl ,•1111dfri11111·1· (•is a Yer<lad<' 1H·i111:11·ia, (•lc>11tf't1lar. i11- ('011c·ussa, haso d(• lodo o t,ahol'. E o ,.lf1:w/11/u. L' o !11r•o111liriu- 11adu, JH'r::,o :is <·011ui1:t-,.,s l'igorosas do pensam011to, :'Is oxigc•nci:11,; inflP· xi \'<'ÍA da LogÍ('a, pal'('('I' irl'isorio, ~nhrr st•1· absn1·do. < > syst lwmn de 1•lm-1sific:wiio dm, s,·it>ll('i;,s, a l't'dundar pl'oi°il'UO l 1 Jll'0<'1 1 dn111l•, eleve• :11noldar·SP :'I 1·011- <'0!)(,'iio 111odt 1 rnn do u11ivl'rso, dl' :ll'· et>l'do ('0111 os pri111·ipios cnpit1ws do posili\'is1.w, modifi1•av<,i:-; np1,11ai:- t'lll ~cus detnll1<•s, c·o11so1111lt• UH ll 1 ndon– <"ini".\ i111l-ll<•<'tu11.-s dt' l'ncta um. .< >ra. do alto dt>ssa ('Olll'Pp,ito, o umvorso patt~llt(•in 1•111 grnd111:f10 m,· t'l'IHlonto d" ph1•11011wnos h'l'!:< for - mn,,-1rs disti11(•ta:-;: ol'iia111nd0 11n111-

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