O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
0 1:11,'illv _1·1 (•t1:.:Ta1Hl(•1·i,ln 1• fortl' para fa,wl ,l feliz. I·: li;1n clc> ,pr 111:ii, clitn,n, •111•• 11,·,-, ,i a orde111 mornl, hasP,1<!:1 -ohrl' o clir<'ito ,. a .in,ti,;n. p,•lc rPi11ad11 cf,1 lil11•rdad1• l'lll toei<', o, ilo– minio, ela :ll'I i\' idnd,•. -,•n· ir ,Ie ,oli,lo, ai i– •·•·l'<'I'", !'til 1p1c rPpo11,p P,tn,·,·I. a 1,nll'tn 111,lt<'rial 11m• -1~ hn d,· ,l,•,rlohr:11· 1111111 fr– ' •m1ln ,. i1ulcfi11ido 111·o~r<'"º· rn10- ,la lnz , 1 ue o- ,•-du1·1·n•11 t' '...U,o p]]p., 11:111 1.-1110, cl,• q11<' ,p11t11·-110~ hun •lt.• - ,. \t:,a<lo~. O 11, "'º ]':ts,;ado P o 111h<tl I rc,,•nt • h, p:1rn •t•H• , 111 f,H'I' 1l1· to la- a- mu;iit -. I ' -- ·- 111,, -1•11tir-110, Ol'!.!'ltlh1•1·ido,, por,p1r 11, .ull•'rle.1110,. 1• niu,l,, 1n.~ :"'I 1.h !!Hlho ..., ... , • - liz1•, pon111•• -01110, h1·.1,ilPir, ,, 1-;• 111•1·1•,.,nrio (•11,i11111· n ,, 11101;11.: 11111·, 111, to "'111,ora te11h:11110, cl,· •l'!!'IIÍr a Ji,;i'1n ,j,.. po,·o.-' 111:lh a,:1111;.i•lo,, l'l ,•plw111ln o, 1:.auro Sodre. ' :N'C> lVl:.A.GIS'T'~F\IC> Esboço I:. X. ,;. J\lt<1, r,-.p,1t,1v,l 11t> porh ,J,suu,olto 1, IH1 att1tud, 1101,r,. r,pr,– ..,, 11111 " .,, q11iswi'1,i ,p ,1.., r1co 11l<:" clns 11'111.., pr•H:iosas q11, h<1 lt 11, , l•1- ...1it11t, l.11iro ~oclr, C .Ili li, 11"<1 l'ltrl.t, prodl\Jll<l" 1,t n1i, 1 r1111acla d, :•ral ,. ,ur, .. 1. Ih , p .. u,su lr1111l, , or ,:, 111,11b,,, qu, ,I,,is oll>,,~ r11sq,1d11-. , pro!1111 J.,..,, (JI 111111111,. uh 11, qr,,-., b,1111>1111 dr- 111 ✓ iut, 11•,11 'r pn t11ca11 li ro Hi,1 11 ,.., 1id,·s ,,n:id, 11l,1cl11 s do , 11s111t1, 1,, , lu , •Jnn.s lil\fl"Í,111•, d,, nill, ') ,.., • ,tl<111•1111s, q<11111cl<1 d1 '.dll d, sp• d1CJ,1 ,10 qrHpo 1·s1.oh1r do 111,,:, 11'<1\ 1 l<11Hl,1<lnr 1 ,t R, p,11,11, ,,, •·:11, <:UJ" .,, io ,o, t1h, 1·,, s,tc.• r<l,,ti-., cl., 11 •••••••, ;,,,. - cl<11·,111l< qn,...,i quatro lu-.lrn<,. Ní, 1 Ih, cl1n ,,,.., , id,,d<. [><11'1.,.,,. ,,u, ICJl>Ol'/111•11.., o <l1tos1• <h,, ,lt ½-• t1 nu:;c:inzen:(,. DE ANGELIS . r .. ~ .. f',~,. ~,. f, _r,. .;:, ,r,-J,. .r, .r, ...~, I",. .J•,.f,. r, '.I' .,ry,,, /,-':/'. !Jl';'J",...,""',/rr/tl' ..,.....-;-!,', 'r'., .,,,, /; ..,,.,, )l',J,, /~ .. É forçoso insistir sobre a disciplina escolar. sobre a obediencin estricta aos nrnis pequenos detalhes. Entende-se por disciplinn escolnrn obecliencia passiva aos profes– c,ores e a todos os que representnm o dever. Não se deve. porem. conse– guir por meio de medidas repressivos. mnis nnimnndo ensinnndo no alumno n dlsciplinn ele si proprio, e o sncrificio dos seus prazeres ego– istnc; em beneficio dos outros. Esta educação consegue-se facilmente pelo exemplo fnzendo-lhe vér que se espern clelle uma conducta semelhante. " 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 l 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0