O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

- ' ' ! E- .~1 !\!Of-i • a i11st1·_ut<:~o pu- 1// _ =1 hlw:1 ( m nosso Lstc1rlo jú era de molde n niio t0nw1· cotejo com a dr outros d(•pnrta– mrnto · dn Fc<lrrni:iio. E quan - • do 8<' o fazia, 11üo 110:-; saltP,l\'a -::::::= o l'C\'.eio d<' :wiltamrn to ou Y<'X:lllH' fi(•111Plha11IP . ~e isto podia co n!-<lifuil' padl'ào rlr> con<tllis1a P d( • honra nns domi- 11ios da no.~sa eultu ra 11,ís o po:-su– iamoE'I.•\ J>l'<'O<'<'IIJl(ll'iio de tor11n1· o problema do <•nsmo popular umn <·ousa real <' pffi<·i<'llf P lia \'Ín <'mpol ~ado o Pspil'ito dos ,l(llllÍlii:•ilrn<lores rle Plltfío <' fod(I o S<'ll i>111p<>ni10 di• µamol-o Plll Iwm(•ttngr111 .í , rrdade 0ra dar vida novn, impnls,J vi.– µoroso ·P f1•(·1111do ,í "T:111rl · mis– :;io civilisndo,·a. < 'onjug-: do· o~ f': 1'1 >n;os do govp1•110 do 1,:.._tndo aos do <'11<•fp do ~l n11idpio. for Hl p,11·a Ir .!.!·o n•fugados os \'<'lhos p1 oePssos ,tdoptaclo: nn ro111·1·irn 01·µ.a11i.·•11·üo r '(•ola!' l' 11111n ~ll'tivirlad1 1 fPhl'il <'li· 11·011 a <•ÍJ•,·11la1· 11.1..; ar f<•1·ias 11utl'irlo- 1·us do appat·<'ll1< fH•d;rgogi1·0..\ lnllsÍOl'llla<:fto 'fll<' SI' 0jH'l'0ll fi<-011 l<'sd<• 1 ntJo patP11l1 1 aot- olhos d1• t 1dos. \ qui <· ali n•po11t;11·am os On1p,1s E.w·olorr·s. , 1 s:,;11s l>rllos llll· < 1 l1•os d<• p1·i\•:nJ<•a quotidiana dP pl'O· 1 <' "'Ül'l'S (' alumnos. 1011fol'laYC'l- 11w11tP ill!--fnll:-ido"'. a 1·<•spi1·ar um .11nl1iPllt<' d,· li\' ri1•1l(' t• <IP s:11íd1•. 1111d11 o luz """ · d1•1·1·a111:t a l':H'lli"H•s 1 o a1· t' , 1•110 a, dl' Íll ... l:11111' ,1 i11 . - 111111•. ft .11 111,·ido <' I'<'\ i"'OJ'ado1. 8u111il'am-s<' os velhos pardieiro.. humillw11trs 1• ignoheis. que el'am as , escolas i ol!'.lclêts , nas quae.· o professol', eonn 1 neido dt> seu desa– }H'<•,o. pouco ligava ú nol>ilitant(• func,:ão de 'Ili<' se ndin v:i inYestido. E, corrC'tHlo parelha eom a remod1•– lnção das ·C>drs r>scolares, Prna.,·r– ram todo. os procP~:-;os que impri– miram ao Pllsino uma ilituição mo– delai' e fructuosa .. \:-:sim foi qt11 1 a fis,·alisui;ão ~,, tornou pt•t·feita. o gosto I' o dpsf'jo dos p:ws pt>lo i11 gn•s,.;o dos filho,-, ús 111las publica. SP dr:1 1 11,·ol\'('l'sl11l. os nlll!llllOs !-,(' to111nr:rn1 til P11thu:-i,1c:1110 r pri1wi– pinram a qt11 1 1'< 1 1· a ~•;;cola. 1 li<' St> 1·011,·,,,·teu para <•IIPs <'lll eent1·O de· ,1ffei<:õrs r dr 1111ca11toR, <' o propri11 profe~sor, cuja alma frnccia de dei--– alt>nto. :-;Pntiu palpitai' d0ntru do <·orn<:no a Pspe1·a11<:a ele dia;-:; mellro l'(':-i. cheio8 de Pstimulos C' d'n<1u0.lla alt'gria que <; o conforto dos qu1• \'('lll l'Prompt•nsa<io o S<'H trnhall10, 11,10 sonwnt<' cc>m o dinh<'iro rn:i:– tamhP111 com n sympathia "o Jll't'St1- !.!ÍO dt• S('ll J1()1Jl(', · J,:,·a isto <'111 1!l0(i. O Pará 11f o t<1ria n•11101-. os Plll -'" Ih<' diz(•lld11 <·om a injusti,a nhs, 1 dia11tr. com que S<'lll!Jl'I' foi :1m trntados os assum ptos da .\11rnzo11ia. quo <'li<' 11,10 lll<'· n 1 1•i:1 fia111·m· rntr<> os Estados ondc• a qu<'stiio do c•ni<í110 p1·r>1Hlia attrn– l'iio I' f:1zia jtís :í ap1·1·<·i:1,;iio tio,-, ('I iti<'O:< • ·, .. "l' pa1'1il'ula1· podP1°ia111os at, 1•011. id1•1·n1· JH•jo1•;iti,·o ou <·hcwa li<•

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