O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez

r l das crianças, dos de mai s facil exe cução. O r ro fessor explicará como deve ser desenba– d? o mod elo, segundo a posiçiw em que é visto pela cri:i.nça e corrigirá os defeitos indicando - os, não só verbalmente, como com o propr iu lapis, afim de que os alumnos com– prchend am eappre ndam o effc ito ela cor– recçã o. TERCEIRO ANNO Continuação d as me sm.is noções de d ese nho á n, ão l iv r e. O professo r servi r-se- á, para mod elo , de objectos usuaes, de solidos e de baixo re– leyos simples, u ados a lternad amen te. QliA RTO AK :-;O D ese nho esfum ado e ::i t raço. O prof essor escolhen\, neRte anno, ob je– do· de mai s difficil execuçfio, e para copi ar, tarnbem do natura l, flores e fru ctas. Curso complementar PRl.\1 EIRO ANNO Dese nh o es fu rn ado e a traços , a uma e du .. 1s cô rcs . 'er viri:"to de modelos, ne ·te anno , nfto ó ob,i ectos isolado- , como g rupos de rbjectos, proc u rnnd o o professor desenvolver uos alu– mno o go to pela cnmpos içfto, especial– mente de fruct11s <· ti ores, sempre do na– tmal. Fa r;í, tambem co pi ar baixos rele vo. de maio r di ffic uldade qu e no annos procedentr . SEG e;-; DO ANN C o ntinuaçãu . 0 111 ma io r descn– , ·o l v irn e nto, do programrn a lo a nn o an le ri o r. com d ese nh o es fum ado , a traço, a duas cô res e á pe nn a . O profe so r t'aní, cop iar p;rupos de objc– ctos, de fructos, de fl ores, combin ado u ns com o~ outros, plantas, e le, poden do exercitar os alumnos, sempre que tl JHOYeitado , em tra- 1,alho ele derorn,ão i11 Yrnt i\·a e com elrme n- to naturaes, de fructa, e flo rcf' : figura geo– metricas e linhas de se n timento. CALLlGRAPHIA Curso elementar L etra ver tical-Elemento s con – st ituti vos das le tra s . Formaçã o el as le t ra s im ple . Pa lav ra s fo rmad as de le t ra s im– p les. Fo rmação das le t ras com postas ( p r ime ira s l icções . A ' falta de traslado, o prof . so r fará os elemen tos e as letras no quadro preto , afi m de, sob a sua orienta,~LO, se rem pela crian– ça rnprodu zidos no papel. Apó;; var ios exer– cicios, pa sará ao estudo da letra simple– e á fonn açào das pa lana . Os trabalh os devem nr fe itos no tamanho determin ado para o cur~ivo mait,r, e o p ro– fesso r, de de o inicio das licc;õe , deverá ter mui to em v ista a pos içf10 do aiumno na ca r tei – ra e o modo de pega r na pcuna . L r! r a ver !ica l - Formação da 1. le tras compostas ( exe r ·icios d ·sen– v olYidos ). P alavras fo rmadas de letras sim– ples combinada com as compt ,stns, e v ic e -ve r sa . Letra m ai 11sc 11las (p ri me iras l i - ções. . Conhecidas as letras cornpoatas, conve1- fazer v1triados exercicio das mesmas, re un i– da ás simpl es. E' necessario dar sempre ~t dev idas al turas e, pa ra fac ilitar a aprendi - zagem, é de g rande impo r tanc ia o uzo dos ca– dernos de traçados gracluado3. /,ctra vcrlical- Letras maius– .:: ul as ( exe rc ic ic,s d ese nn>h·idos ). Pa lavras fo r madas d letras mai– uscul a , comb inadas co m as minus– cu las. Exer(ic.:i o: de cursiYO m,dor .

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