O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
O ENSINO ! 91 ~~~~~~ Dias la semana; mezes ; anno. A mão e os dedos. Côres. Distincção entre os objectos na– turaes e a rti!ici aes. Exerc icios praticas dos _entidos. Animaes d~me-:ti cos mais conhe– cidos; sua appa re nci a e hahitos. Pi:rntas mais conhecidas, espe– c ia lmente as alimentares . Este ensino consistirá numa di ve rsão educatirn. sob forrna de conversa, em que o professor, referindo-se aos pontos do pro– gramma, dani á crianç" noções concretas do mesmo e procurará exc itar-lhe com fr<"quencia os sentidos corporaes e educai-os. 2. 0 ANNO Di ,·isão do tempo: o sec ul o, a déca da, o lustro, o an no, o mez, a semana. o dia, e tc . Conhec imen to das horas pelo relog io. Conhec imento pratico das côres elementares . Os sêres da natureza; sua distri– bui ção em tres r einos . Indicação dos caracteres diffe– renciaes e ntre o anima l e o vege– tal. Divi são do s animaes cm \'erte- hrados e invertebrados. Di ,·isão do co rpo elo a nimal. Divi são do corpo do vege tal. O professo1· apresentará ao exame dos alumuns peda<;os de lã, papel, etc., das sete côres elementares, es forçando-se para que elles a distingam. O· orgi1os dos vegetaes devem ser mo · trndos cm exemplares uaturnes ou estam– pn . 3. 0 ANNO ' oções gerncs sobre o orgão <lc nutrição elos vegetaes. Bre\'c referencia aos ossos e aos musculos. O homem: ligeira noção sobre o esqueleto. Principaes ma terias primos em– pregadas na industria. Noção sobre materi a e corpo, atomo e molecula. Corpos simples e compostos. Distincção dos tres estados do corpus. A agua nos tres estados. Ligeira explicação sobre as nu– vens e a chuva. Tdé!m sobre os ventos e suas causas. A parte referente ao esqueleto convem ser sempre estudada por meio àe es tamra , ou de manequins, mencionando- e apena' os ossos principaes, devendo o professor, quanto aos orgãos do vegetal, mostrai-os em exemplares naturaes e fazer que os alumnos os disting·am praticamente. Ao trat:tr das materias primas, limi tar– se-á a ciwr as mais conhecida· do reino animal (lã, s'\da, o sos, couros, etc.); do reino veg·etal (algodão, linho, resinas, fi– bras, madeiras, palhas, etc.) e do mineral (ferro, cobre, chttmbo, ouro, prata, etc.). Explicará summariamente que, devido {t variaçi10 de temµeratura, póde a agua aJJresentar-se nos tres estados. Finalmeute, procurará ensinai· em que cousistem as nu– vens e em couse'luencia de que e dá o phenomeno da chuva e do \'ento. 4. AN 'O 1 oções resumidas sobre os r– gãos e appa relhos do homem. oções gemes sobra os orgãos de rcproducção do vegeta l. Ar atmospherico e sua utilidade no phenomeno da r spirn ão e da combustão. Referencia aos corpos combustí– veis. Propriedades essenciaes, gemes e particu lares da materi<1. Phenomenos; sua diYi ão. O estudo dos apparelltos digesti,·o, res– piratorio e circulàtorio sení. feito o uutis 1m1.tiramento po sivel, ensinando-se ú cri– ança a maneira pOI' que ag m os orgi\o~ nas respectivas func~ões.
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