O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
relaci onam com a circumfe re ncia . Corôa, sec tor e segmento circula r. Po lygo nos ; noções geraes. Neste a11 no o mestre renoni.r.i as ex– plicações an teriores. Aprese ntará a circum– ferencia, como a mais simples das li nhas curvas, referindo-se ao ponto chamado cen– tro. Falará do circulo, precisando a di stin– cc:;ão entre um e outra . En numer:ná as li– nhas que têm relaçi:to com a cirrumftlrc ncia: o diamctro, o raio, a tangente, a seccante, a corda, o arco, a flexa e o apothema. O J>rofes· or traçará duas circumferencias con– centricas e mo trará a corôa. A criança apprenderà a distingu ir o sector ~ o segmen• to circular e depois, quando o professo r t ra– tar dos solidos, o sector e o secrme11 to es– pher?i_dal. Afinal, passarà aos 0 polygonos, ela s1f1cando- os quanto au numero de Ia– cios: triangulo , quad rilateros, etc. 4·º ANNO Recapitulação do estudo fe ito. Tnangulos e quadrilateros; as suas d~fferentes espccies. Apresentação v1sua~ ?OS polyédros: prismas, pa- 1:alle1I p1p_cdo, cubo, pyrami<le. Suas laces e linhas relativas. . . ~esta ela ::e erá recapitulado o estudo Jª feito. O alumno ficará conhecendo a di– visrw <lo triangulos em P.qui latero, isosceles e escaleno, bem como em rcctangulo, acu– t~ngu_lo e obtusangulo, apprendendo a dis– tmguil-os e a construil-os. O mestre fará a classificação dos quadrilateros: parall elo– gTa!nmo, rectangulo, losango, quadrado, tra– pez10. Serão apre e1,tados os polyúdros. O prisnm, o parallelipipedo, o cubo, n, pyrami– de mere~e1:ã~ especial attençâo. O profe-– sor allud1ra Hs faces, bases, angulos, ares– tas, verticc, altura, etc. Curso complementar 1 _o Al-;:-;Q Revisão da nrntcria em,inada. Co– nhecimento visu,11 dos corpos re– dondos ( cone, cylindro , csphera ), mostrada a respectiva gC'rnção. D1- v1sao da linha recta e da circumfe– rencia cm partes iguaes . No p1:imeiro auno do curso complemen– ta1·, depois de revêr a materia es tudada o doeente promoverá .o conhecimento vis~al dos corpos redon?os, (cone, cylinrlro, es– phera), exempl1f1cando coucretamcnte e classificando quanto á forma os co rpos ao alcance dos sentidos da criança. Destacará a superfí cie la teral da base, fri ando que a esphera 1,ão tem base. Fará comprehender a geração dos corpos redondos pe r meio de exemplifi caçào concreta. Neste anno appre11- derá o meuino a faz er uso dos instrumentos aprop riados ao traçado das linh a" e fi gura . 2 . 0 A 'NO Recnpitul ação geral, fazen J o-:;e uso dos in strumentos apro priados á_ construcção das linhas, ang ul os, c1rcum fe renc ia, polygo nos, etc., co ns– trucção essa que deve ser ensa iada á mão li v re, no curso eleme nta r. Neste ultimo :mno se fa rá a sy ·te111ati– sa00 do. conhecimentos min istrados com applicaçt"io de instrumentos. LICÇÕES DE COISAS /Comprehendendo noções concretas de Zoologia , Botanica e PhyslcaJ Curso elementar r. 0 ANNO cConvem que as pr imeiras lirções da criança na esco la sejam em convcr 'a e com a maior simplicidade, para desper tar o es– pírito, descn vol rer os habitos de observa<;ilo e adestrar os alumnos no emprego da li n– guagem. l~ste trabalho preparal-o -á para um es– tud(l mais preciso das fónnas, côres, nu111e– ros e palavras impressas. O grande scgTedo para fixar u atte111yfw das crianças, está em aguc:;ar-lhes a. cul'io– sidade e satisfazer-lhe~ o amor da acthida– d e em temperar o etJsino com a,;sociac:;ões, que o amenizem, e fnp;ir de sobrecnrreo-111•– lhes jamais as fa.culdades, tendo-as potde– masiado tempo concentradas no me mo alvo. » (N. A. Oalkins). 1
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