O Ensino Revista mensal de pedagogia, literatura, artes e officios 1918-1919. jan-dez
• O ENSINO l 9 O profes,or mante r:i n este auno a mes – ma ori entação dada no ante rior, convindo, a juizo se u, esco lher not icias biogrnphicas dos homens notave is, cujos nomes se acham ligados aos acontecimen tos, lendo ou fazen– do os nlumnos lerem- na ; bem como ve r- os de poe tas brasileiros que di!!am respei– to a factos da nossa P a tria, a fim de, inte r– pretados em an la, ercm pelos escola res de– clamado . «Cumpre não exagg·c ra r a importancia das datas e cios nomes ao referir os sucr cs– sos, sob pena de con verte r a historia em me rn chrouologia ou nome ucla tura. > (J o– nathas S erra no, Methocloloq iêl (iêl liisto– ri,1 11,1 Aula Primaria). Os monumento, constituem valiosoR sub– sídios h istori cos· o professor fa rá rn ensào distincta, n o momento proprio , á es tat.ua do gene ra l Hila rio Gurjão, e rig ida {1, praça da Inde pendencia ( p,Hque Affonso P enna), e ú cstatua da Republica, e rg·L1ida á praça do mesmo n ome (P arque Joito Coe lho), Bele111. T oni em alta va lia o tempo destin ado ús expli caçõe : esquiva r-se- tL i1s rednndall– cia e prolix idades. •G rnre nrro, porém, se ri a ~uppôr qu e a me tra, ou mes tre deve dizer aos alumnos, obre o ponto, tudo qua nto estudou. A se– leci;ão, a dosag·em: eis ou tra difficuldades, e das ma iores.> E' indú;pe nsai;el saber muito bem tudo quar1to se ensina, mas não se de,;e ensinar tudo quanto se sabe. Na verificação elo aproveitamentu d 1 1 alu,mw, não se deve exigir tudo quanto se ensiwnc, mas devP•Se ter ensinadc, tudo quan– to se exige. (Jo nathas Ser rano, obra citada) . GEOMETRIA PRATICA Curso elementar 2. 0 ANi,O Conhecimen to pratico das linhas e dos angu los. C lassi ti cação das li– nlrns quanto á sua natureza intrin– seca, linha recta, sua direcção e po- ição em relação a outras. Os angu– los quanto á natu1 za de cus lados e á abertura. O ensino da geometria deve obedecer a 11m criterio esseucialmcnte 111·11tico. O pro- fesrn r se inte ressará por facultar ao alu– mno um conhec imento g eral da fi g ura geo– me tr icas e das forma s dos corpos, ah tendo– se de defini ções; fará a crian ça praticar o traçado correlativo , porisso mesmo que uma aprendizagem solida não póde prescind ir de t11 1. No segundo anno o menino tra va rá co– nhec imento com as linlrns; a prende rá a distin g uir praticamen te uma li11b a rectn de outra cur va desenh ando- a á mã o liyrc e de memoria; cm seguid <L l he se rão a presen– tadas as li u bas quebrada e mixta. Auxili – ando a compreh ensão da linha e de sua clas~ ifi ca~:ão, o profe so r forn ece rá o con– ceito iutuitivo do plan n e das demai · e - pecics de su perfi cie, dando e faz endo dnr exemplos de cada uma; o chão, a telha , a escada, a gar rafa . P a r ticula ri zando o e tu– do da li nha recta, o mestre mostrará a · pe rpendi cula res, as obliquas e as pa rall clas, traçando-as no quadro preto e a pontando exemplos concre to . Maid ta r de se refe rir:í á ve rti cal, ex perimen ta lmente impro visan– do, si p reci o fô r, u m fi o a prumo, para fo. cilitar a percepç;i.o; a linha horizontal será a presentada sob o mes mo cri teri o, reconen– do ao conh ecimento visual, ser vindo-~e para isso de um cop9 d 'agua . Allegani que a ve r tical e a horizontal são sempre perpen– diculares entro si, fr izand o, porém, que si duas linhas g ua rdam essa. relaçi10, n em por isso se rtw uma vertical e outra horizonta l, acompanhando a ex plicação de exercícios co rres p<'nden tes ua lousa. Fi nalmen te, tomando de u ma reg-ua (ou i nstrumen to similhan tc), a inclinarú, ensi– n ando , qu e a~ linhas traçadas nes a direc– ção sã.o inclinada . Pa sarl'.t aos augu los, a presen tando-os no quadro preto e mesmo por meio de diédros (um li no aberto, etc.), promovendo assim um •nsino objectivo. Far(i a elas ifica~tLO dos anl!'ulos em rectilineo~, curv il ineos e mistil ineos, tra~ando-os, sem entretanto se demorar a respeito. 1\10 trará o angulo recto, fo rmado por duas perpendi– culares, o obtuso e o agudo, determinados por obliquas, h abituando os alumuos a di - tinguil-os. Alludirá aos lados, ao yert ic e á abertura, dotenniuando semp re a fio-11- ras por meio d• lettras. Rc\'isão do ensino anterior. Cir– culo e circumfl:rcncin; linhas que ::.--:
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